No método construtivista o professor é um mediador entre os alunos e a informação. A partir de situações quotidianas, da natureza ou de fantasias (história de um livro ou desenho animado) as crianças procuram informações sobre o conhecimento e tiram as suas próprias conclusões.
O que é uma sala de aula tradicional? No modelo tradicional o professor é o elo de conexão entre os alunos e o conhecimento. Os alunos têm pouco (ou nenhum) conhecimento quando entram na sala. Na sala de aula, eles adquirem todo o conhecimento, que normalmente é o conhecimento básico sobre algum assunto.
Utilizar metodologias ativas traz muitos benefícios para o estudante: desenvolvimento da autonomia da confiança e da criticidade; maior engajamento e motivação na aprendizagem; ampliação da habilidade de resolver problemas; maior protagonismo do aprendizado; no mundo do trabalho, possibilita uma maior qualificação para ...
Quando comparada à abordagem tradicional, a metodologia ativa apresenta inúmeros efeitos positivos, como:
Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico.
Pedagogia de projetos é um método que ensina por meio da experiência. Essa metodologia propõe que o estudante se conecte a um projeto de pesquisa e que se interesse por ele. Aqui, o papel do professor é o de favorecer o ensino com base em descobertas surgidas das pesquisas realizadas sob sua orientação.
Roteiro para Elaboração de Projetos em 11 etapas
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos(o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais(o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).