A disciplina Análise de investimento e fontes de financiamento oferece o instrumental necessário para a gestão adequada do dinheiro, pois trabalha com a tomada de decisões em busca da maximização de resultados com o menor risco possível.
Os três principais fatores na análise de investimentos são: a) Rentabilidade, volatilidade e liquidez.
"No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas".
A lei 6.
Avaliação dos Investimentos Temporários é que os direitos e títulos de crédito e quaisquer valores mobiliários não classificados como investimentos, serão avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor, admitindo-se o aumento do custo de aquisição mediante acréscimo da correção monetária, ...
São características da avaliação pelo método de custo: I - No método de custo não importa a geração efetiva de lucros ou reservas, mas as datas e atos formais de sua distribuição. II - O método de custo deve ser utilizado quando a investidora detém participação maior que 20% do patrimônio líquido da empresa investida.
Deverão ser avaliados pela equivalência patrimonial os investimentos relevantes: nas sociedades coligadas (são aquelas que têm participação maior do que 20% do capital da investida ou têm influência na sua administração); em sociedades controladas (em que a participação é igual ou maior a 50% do capital da investida);
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Contabilização
Desta forma, podemos entender que a variação que deve ser contabilizada na empresa A, a título de equivalência patrimonial positiva, é de R$ ou seja, devemos debitar o ativo, conta contábil de investimentos, aumentando o investimento, e creditar o resultado, em uma conta de receita com equivalência ...
Se o patrimônio líquido da coligada ou controlada passar a ser negativo, entende-se coerente que a investidora registre normalmente a equivalência patrimonial, mas diminuindo o valor do investimento até que este seja zero. Ou seja, não será registrada qualquer parcela a título de investimento negativo.
O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.
Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.