A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite). Concordância: O verbo deve concordar sempre com o número de horas ou minutos.
Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
Resposta: 14 horas. Explicação passo-a-passo: Meio dia seriam 12 horas, mais 2 horas: 14h.
O correto é "que horas são". As horas não são algo, e sim um estado, logo, não é possível ter um determinado horário, e sim estar em um determinado horário.
Resposta. Olá! O correto a se dizer é: São oito horas, pois o substantivo "horas" está no plural. Espero ter ajudado, bons estudos!
Retomando a regra anterior para responder à dúvida entre são uma hora da tarde ou é uma hora da tarde, a resposta é muito simples. Se o relógio marca uma hora, é uma hora da tarde.
O verbo SER, com referência a tempo e distância, concorda com a palavra seguinte: “É 1h”; “SÃO 2h”.
Qual é a recomendação (para eventos que começam às 18h): Seis da tarde ou Seis da Noite? A dúvida é frequente. Mas acerta tanto quem diz "seis da tarde" quanto "seis da noite". Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.
"Já são uma hora, e ele não chegou ainda?!" O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.
Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h. ... “Uma” é singular, e “treze” é plural. O certo é dizer “é uma e cinquenta, mas são dez para as duas” (é 1h50min = são 10 minutos para as 2h).
O dia começa à 0h e termina às 24h. Guarde isto: 24h é o fim de um dia; 0h, o começo de outro. ...
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
Depende do sentido que você busca expressar, Alexandre. Existem as duas formas, mas elas não querem dizer a mesma coisa. “Todo dia” significa “todos os dias”, enquanto “todo o dia” equivale a “o dia inteiro”. ... Ou seja: “todo dia”, sem o artigo definido, significa “todos os dias”.
Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.