O presente perfeito pode ser usado para indicar:
No simple past, a ação começou e encerrou no passado. É algo que tem data, que tem um momento específico e que, em geral, não tem mais influência no presente. Com o present perfect, a ação não pode ter data específica, o “quando” exatamente não importa.
O simple past é usado quando eu quero me referir a um evento que teve começo, e fim, em algum tempo determinado do passado. ... Já o present perfect é usado pra me refirir a um evento do passado, mas que não tem tempo determinado. Logo, quando eu tenho as expressões eu não posso usar o present perfect.
O Present Perfect pode indicar ações que iniciaram em algum momento do passado e que, no entanto, têm continuidade no presente ou foram concluídas recentemente. Já o Simple Past indica ações que iniciaram no passado e que já foram concluídas, ou seja, não apresentam uma continuação.
Sound (soar) Hear (ouvir) Smell (cheirar) See (ver) Look (parecer – e não “olhar”) Exemplos: It smells great in here. (Cheira bem aqui dentro). You look tired.
Na verdade, verbos como like (gostar), doubt (duvidar), need (precisar), know (conhecer, saber), think (achar, pensar), believe (acreditar), hate (odiar), love (amar), prefere (preferir), smell (cheirar, sentir o cheiro), taste (sentir o gosto, provar), feel (sentir-se), agree (concordar), appear (aparecer), deserve ( ...
Para expressar estas ações em inglês utilizamos os “action verbs”, que geralmente são os mais divertidos para aprender. Os verbos de ação representam ações físicas e tangíveis, que podem ser percebidas através de um dos cinco sentidos, por isso se chamam “dynamic verbs” em inglês.
São verbos como “love” (amar), “smell” (cheirar/ter cheiro de), “taste” (sentir o gosto/ter gosto de), “look” (olhar, parecer) e “sound” (soar, parecer) que indicam um estado ou condição existente e em continuidade por um período de tempo.
"Non action verbs" são verbos de estado, ou verbos de ligação. Verbos que não exprimem ação, mas podem carregar outras ideias, tais como: estado, verdades, sentidos, cognição, emoção etc.