No item "Consulta por Índice", o ideal é escolher "Alfabético". Ao digitar a palavra, caso ela esteja indexada, irá aparecer o descritor em português, espanhol e inglês, além dos qualificadores. No caso do MeSH (www. nlm.
Para isso, o pesquisador deve seguir alguns passos. O primeiro passo é a definição dos descritores ou palavras-chave. A norma técnica da ABNT NBR 6028:2003 define palavra-chave como a expressão representativa do assunto ou conteúdo da pesquisa, escolhida, preferencialmente, em um vocabulário controlado.
Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
O DeCS, acrônimo de Descritores em Ciências da Saúde, é o vocabulário controlado que usa descritores para a indexação de artigos científicos e outros documentos da área biomédica. Fazendo-se uma analogia, a indexação consiste na atribuição de “etiquetas” a documentos, o que permite sua recuperação em banco de dados.
Para utilizar este recurso simplesmente digite uma palavra. Aparecerá uma lista de descritores. Se a lista for muito grande, digite outras palavras para restringir a lista. Ao clicar em um descritor, este aparecerá na estrutura hierárquica, abaixo.
Para usar o PubMed® basta acessar o site http://pubmed.gov de seu computador, tablet ou celular. Para pesquisar você apenas precisa escrever uma palavra ou frase na caixa de pesquisa (por exemplo, um assunto, o nome de um autor e/ou de um periódico) e clicar em Search ou na tecla Enter do seu teclado.
As palavras-chave correspondentes a cada tópico, neste caso, podem ser as mesmas: vacina, gripe e idosos. Quando a pesquisa possui mais de uma palavra-chave, estas devem ser agrupadas utilizando-se operadores Booleanos.
Dica para TCCs: 7 melhores sites de pesquisa acadêmica
Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos
Uma pesquisa é um trabalho de investigação que um indivíduo realiza com a intenção de descobrir algo. ... A pesquisa acadêmica é um exercício de estudo e aprendizado em primeiro lugar, mas não deixa de ser um esforço para acrescentar algo ao mundo. É a partir desse estudo que as ideias científicas podem surgir.
A produção acadêmica resultante das atividades de ensino, pesquisa e extensão do seu corpo docente pode ser encontrada em livros (e/ou em capítulos de livros), artigos publicados nos mais diversos veículos de natureza técnica e científica, papers publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, etc.
O estudo se justifica pela importância da pesquisa científica como instrumento de formação do conhecimento e de desenvolvimento acadêmico dos alunos, despertando a capacidade de leitura crítica e agregando conhecimento para o aluno.
Toda pesquisa acadêmica se destina a contribuir de alguma forma com o meio científico. ... A finalidade do pesquisador é complementar as pesquisas realizadas anteriormente e contribuir de alguma forma com alguma particularidade do tema.
O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos". Pesquisas são ações de buscas de conhecimentos em determinadas áreas de atuação.
Neste artigo, você conheceu diferentes tipos de pesquisa: aquelas relacionadas à sua finalidade (pesquisa básica pura/estratégica ou pesquisa aplicada), sua abordagem (quantitativa, qualitativa ou mista) e em relação aos procedimentos: pesquisa descritiva, explicativa, exploratória, documental, bibliográfica, estudo de ...
As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.