crossorigin="anonymous">
A principal diferença entre as duas patologias é que, na miopia há principalmente a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. No astigmatismo, a visão fica embaçada e difícil independentemente da distância dos objetos.
A metamorfopsia é um tipo de turvação mais específico que geralmente indica patologia retiniana, pois a ruptura da matriz fotorreceptora compromete a qualidade da imagem. O edema de mácula é uma causa frequente de metamorfopsia em pacientes diabéticos.
Metamorfopsia é a visão distorcida dos objetos, isto é, as imagens podem aparecer menores, maiores, inclinadas, mais próximas ou mais distantes. Uma ilusão visual que distorce as imagens (Fig.
Para usar a tela de Amsler, siga as seguintes etapas:
Em resumo, a diferença entre os distúrbios é bem simples: a miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes; já a hipermetropia é a complicação para enxergar objetos muito próximos; por fim, quem tem astigmatismo tem problemas para enxergar com nitidez tanto de perto, quanto de longe.
Alta miopia é o nome dado a todos os casos de miopia que ultrapassam os 6 graus de refração. Nestes casos, os sintomas costumam se manifestar com ainda mais intensidade, muitas vezes impossibilitando que o paciente enxergue sem óculos.