Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
As basílicas maiores (em latim: basilica major), antigamente conhecidas como basílicas patriarcais e hoje chamadas de basílicas papais, estão, desde o século XVII, diretamente sob autoridade do Papa.
A arquitetura romana tem inicio no século II a.C e nasceu da junção entre a arquitetura grega e a etrusca. ... Nas obras romanas é possível observar a influência dos gregos com o uso de colunas – especialmente nos templos – e a inspiração etrusca nos arcos e abóbodas.
A Arquitetura Romana foi uma importante manifestação artística dos romanos na antiguidade, que privilegiavam as obras utilitárias e alcançaram grande eficiência na construção de aquedutos, banhos públicos, pontes e mercados.
A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.
A arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios ou outros tipos de edificações. Os arquitetos se inspiram na estética, pesquisando a harmonia das proporções, além de aplicar técnicas funcionais e estruturais.
Embora as paredes das construções fossem feitas com uma técnica bem brasileira e bastante simples — taipa ou adobe — elas eram ornamentadas com uma riqueza de detalhes impressionante. Madeira, pedra-sabão e ouro foram usados para a confecção de estátuas e outros elementos decorativos.
14) Quais os nomes dos três elementos característicos da arquitetura gótica, representados na ilustração abaixo? a) Arco semicircular, arco agudo e roseta.
Pintura do gótico
A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.
A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.
Inicialmente essas esculturas apresentavam um aspecto estilizado,onde apenas os rostos das figuras parecem humanos e naturais. Os túmulos esculpidos tornaram-se numerosos nessa época. A princípio, os escultores só decoravam os túmulos dos reis e de grandes personalidades.
A principal característica da sua pintura foi a identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência bem comum. E esses santos com ar de homem comum eram o ser mais importante das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura.
Sempre abrir. A Arte Gótica ou Estilo Gótico foi um estilo artístico que se manifestou, sobretudo em termos de arquitetura com a construção de monumentais catedrais, difundindo-se para a escultura e pintura. ... Vale lembrar que a arquitetura era considerada na Idade Média a mais importante das artes.
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
Como todo movimento o período Gótico tem na arquitetura um de seus grandes representantes. Bem diferente dos edifícios baixos e pesados, a arquitetura gótica é esbelta e muito alta. Os prédios passam a ser decorados com inspiração na Antiguidade Clássica. Os capitéis e colunas marcam este período.