Daí, vieram os baderneiros. As coisas eram melhores antigamente. Havia menos violência, as pessoas se respeitavam mais, não questionavam umas às outras, viviam felizes e em paz.
Pedro Alvares Cabral não ficou no Brasil pelo fato de que ele estava na descoberta de novas terras, com isso, a viagem feita não foi com foco no Brasil, no caso ele estava no Brasil apenas de passagem.
O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Recebeu este nome por ser época da Páscoa e os portugueses serem católicos. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
Sob o argumento de que queria dominar a rota de comércio com as Índias, Cabral partiu no dia 9 de março de 1500, do Rio Tejo, com aproximadamente 1400 homens. A chegada ao Brasil se deu 44 dias depois, no dia 22 de Abril.
Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Há 520 anos, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças.
Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.
Manoel financiou a viagem de Pedro Álvares Cabral, que acabou entrando para a História do Brasil como o descobridor.
Pedro Álvares de Cabral
Compartilhar: No dia 29 de novembro de 1807, teve início a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. ... A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil.
No dia 1º de maio, Pedro Álvares Cabral oficializa a posse das terras brasileiras pela Coroa portuguesa com a celebração da segunda missa diante de uma cruz marcada com o brasão real. ... Há ainda historiadores que afirmam que antes de Cabral, Portugal já havia chegado às terras brasileiras por meio de outras expedições.
Os primeiros dias no Brasil Nas cartas de Pero Vaz de Caminha ao rei era possível perceber o quanto os portugueses ficaram encantados com as belezas do lugar. ... Nesta, Cabral oficializa a posse de Portugal sobre as terras brasileiras erguendo uma grande cruz de madeira com o brasão da família real.
Durante a viagem pelo oceano Atlântico, a frota de Cabral afastou-se da costa africana e tomou o rumo sudoeste, em direção à América do Sul. Em 22 de abril, marinheiros deram o grito de “terra à vista”. Segundo registros, o primeiro pedaço de terra que a tripulação viu foi uma pequena montanha.
Em 9 de março de 1500, 13 navios da expedição de Pedro Álvares Cabral deixaram Lisboa, levando 1,5 mil homens. Eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas). Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas.
1520
A esquadra de Cabral tinha como finalidade principal encontrar um caminho alternativo para as Índias - que não passasse por Constantinopla, que havia sido invadida pelos Otomanos, não pagando pesados impostos aos árabes - e mapear possíveis riquezas para Portugal.
O Estado de bem-estar social é uma concepção que abrange as áreas social, política e econômica e que enxerga o Estado como a instituição que tem por obrigação organizar a economia de uma nação e prover aos cidadãos o acesso a serviços básicos, como saúde, educação e segurança.
Em 8 de março de 1500, no comando de uma armada de 13 navios e de 1500 homens, o navegador português Pedro Álvares Cabral zarpa de Lisboa em direção sudeste. Os portugueses sabem que esta rota conduziu os espanhóis às novas terras das Índias Ocidentais. No dia 22 de abril Cabral e seus homens avistam a terra.