1 As principais células efetoras da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer – NK (Tabela 1).
Os linfócitos B, quando ativados, proliferam e se diferenciam em células plasmáticas ou plasmócitos, que são as células efetoras da linhagem B, cuja função principal é a secreção de anticorpos. Os linfócitos T, se apresentam em duas classes principais.
Os patógenos revestidos de anticorpos são reconhecidos por células efetoras acessórias através de receptores para Fc. Essa ligação ativa o fagócito e leva à lesão ou destruição do patógeno. As células NK, mastócitos e basófilos também liberam o conteúdo dos seus grânulos quando seus receptores Fc são ativados.
Se diferenciam de acordo com sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória(CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ).
(c) Fase efetora: Corresponde a reação dos anticorpos ou dos receptores dos linfócitos T com o antígeno neutralizado e sua eliminação. Nesta fase outras células da linhagem multipotente podem intervir (mastócitos, polimorfonucleares, basófilos), podendo ocorrer o fenômeno da alergia.
Na resposta imune humoral, o linfócito B reconhece como antígeno, qualquer substância química, seja carboidrato, proteína e lipídio. o linfócito B não faz acepção, ele é mais universal, é uma célula menos exigente quanto ao tipo de antígeno, o contrário da resposta imune celular mediada por linfócitos T, que são muito ...
A imunidade celular é aquela mediada diretamente pelos linfócitos T matadores, já a imunidade humoral é aquela em que participam anticorpos específicos, produzidos pelos linfócitos B maduros, e que se encontram presentes no plasma sanguíneo.
Uma resposta imunológica é a reação do sistema imunológico a um antígeno. Imunoglobulina é outro nome para anticorpo. Interleucina é um tipo de mensageiro (citocina) produzido por alguns glóbulos brancos para afetar outros glóbulos brancos.
Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por anticorpos. Estes anticorpos são secretados por plasmócitos(células derivadas dos linfócitos B) após detectarem a presença de antígenos, ou após serem estimulados por meio de citocinas liberadas pelos linfócitos T.
Os principais componentes da resposta humoral são os anticorpos ou imunoglobulinas, os quais são produzidos pelos linfócitos B, que se diferenciam em plasmócitos para cumprir tal função. Os anticorpos podem ser encontrados na circulação (imunidade humoral sistêmica) ou em mucosas (imunidade humoral local).
Mecanismos efetores da imunidade humoral A imunidade adquirida humoral é mediada por anticorpos secretados, cuja função fisiológica é de promover a defesa contra micro-organismos extracelulares e toxinas microbianas.
Opsonização, em imunologia, é o processo que consiste em fixar opsoninas, e.g. imunoglobulinas, em epítopes do antígeno, facilitando a fagocitose. Opson (ὄψον) é a transliteração de uma palavra grega que significa condimento, tempero, molho, ou seja, algo que facilite a digestão.
Efetores pré- formados= morte do alvo em 5 minutos! Perforina, granzimas e serglicina são liberadas dos grânulos citotóxicos, granzimas induzem apoptose Page 31 Liberação polarizada de moléculas efetoras: morte de uma única célula infectada por vez! ✓Ativam macrófagos a digerir patógenos ingeridos recentemente.
Resposta. As células NK são importantes na defesa imunitária não especifica. Estas células não destroem os micro-organismos patogênicos diretamente, tendo uma função mais relacionada com a destruição de células infectadas ou que possam ser cancerígenas.
Para que serve este exame? Este exame auxilia no diagnóstico da doença e permite instaurar uma terapêutica adequada para o paciente. Obrigatória apresentação do pedido médico ou formulário de requisição.