Como ensinar matemática para crianças gostarem da matéria?
Sugestões de Trabalho
Veja três estratégias importantes para despertar o interesse dos seus alunos pela Matemática:
Ser alfabetizado em matemática, então, é compreender o que se lê e es- crever o que se compreende a respeito das primeiras noções de lógica, de aritmética e geometria. Assim, a escrita e a leitura das primeiras ideias matemáti- cas podem fazer parte do contexto de alfabetização.
Portanto, o termo letramento amplia o conceito da alfabetização, assim como a alfabetização matemática ou letramento matemático está intimamente relacionado à capacidade dos alunos em analisar, compreender o mundo, fazer conjecturas, comunicar ideias, não só resolvendo como também formulando problemas matemáticos.
A aquisição do pensamento matemático acontece sistematicamente, ou seja, só posso acompanhar um pensamento se compreender outro. A alfabetização e o letramento possuem conceitos opostos, sendo a alfabetização o processo de aquisição de uma informação por meio de uma técnica.
(INEP, Letramento matemático). Isso significa que os alunos precisam compreender que os conhecimentos adquiridos durante as aulas são aplicáveis em situações do nosso cotidiano. Para que isso ocorra, é necessário o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade nas resoluções de problemas em sala de aula.
Os jogos e brincadeiras são práticas sociais potenciais para o processo de Alfabetização matemática na perspectiva do letramento, pois permite utilizar-se de várias práticas pedagógicas, visando explorar situações matemáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos.
Na Educação Infantil, as crianças da pré-escola também já devem trabalhar com problemas matemáticos. Mesmo ainda sem saber a sequência numérica de cor ou escrever os algarismos de modo convencional. Brincadeiras, jogos e questões cotidianas podem ser usados para fazer os pequenos se envolverem com a Matemática.
Podemos destacar a importância de trabalharmos o letramento nas aulas de matemática de Educação Infantil partindo do princípio que o letramento faz o indivíduo compreender o mundo a sua volta, ou seja, uma pessoa letrada consegue ter uma boa interpretação da realidade cotidiana e adaptar-se à ela de maneira eficiente.
De acordo com a BNCC, “o Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas ...
Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.
A matemática tem uma importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, na Educação Infantil ela auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação. ... Os fundamentos para o desenvolvimento matemático das crianças estabelecem-se nos primeiros anos.
O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais
O ensino de matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental deve levar o aluno a: ... Observar sistematicamente a presença da matemática no dia-a-dia (quantidades, números, formas geométricas, simétricas, grandezas e medidas, tabelas e gráficos, previsões etc) Formular e resolver situações-problema.
Servir de base para uma carreira em ciência, em tecnologia e preparar o indivíduo para a cidadania, fazendo parte de uma educação geral, são dois aspectos importantes, vinculados e apontados como objetivos da Educação Matemática, porém atualmente nenhuns desses objetivos estão sendo atingidos.
O ensino fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças dos seis aos 14 anos de idade. Por ser o período mais longo da educação básica, é dividido em anos iniciais e finais.