3-A- Uma crônica deve ser sobre um fato que chame atenção -/-/ que desperte o pensamento do autor -/-/ o autor deve ter a sua opinião sobre o tema e quando escrever estes temas devem ser colocados na CRONICA -/-/- o autor deve passar para o leitor seus sentimentos em relação ao fato -/-/-B-) "assim eu quereria o meu ...
A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
Trata-se de um texto curto, geralmente com poucos personagens, no qual o tempo e o espaço são limitados. Além da crônica narrativa, anteriormente mencionada, há uma modalidade mais moderna, a argumentativa, na qual o objetivo maior do cronista é relatar um ponto de vista diferente do que a maioria consegue enxergar.
O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades. Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa. É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
A diferença básica entre a crônica argumentativa e a crônica narrativa está nos seus objetivos como gêneros textuais. Uma crônica argumentativa tem como foco a articulação de argumentos em prol da apresentação e defesa de uma tese acerca de um tema preestabelecido.
Resposta. Machado de Assis inicia a sua crônica explicando a origem da crônica. ... Ao mostrar estas histórias, MACHADO DE ASSIS ensina que , uma crônica pode nascer de uma IDEIA Qualquer seja de um problema da sociedade ou mesmo de um assunto com humor , ou da ironia ,criticando a sociedade, política, cultura, economia .