O Que A Vilosidade Corinica?

O que a vilosidade corinica

As vilosidades coriônicas são projeções formadas através das proliferações do trofoblasto, e possuem capilares, crescem rapidamente e auxilia na troca de nutrientes entre a circulação embrionária e materna. Forma-se nesta época, uma placenta primária, além da cavidade amniótica e do saco vitelino.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Vilosidades coriónicas ou vilosidades coriônicas são vilosidades que florescem na placenta a partir dos córios de forma a permitir o máximo de área de contacto com o sangue materno durante uma gravidez.

O resultado do teste normalmente só deteta a doença genética para o qual foi pedido. Ocasionalmente, poderá dar indicação sobre outras situações. Não existe nenhum teste que detete todas as possíveis doenças hereditárias.

Decidir se faz ou não uma biopsia das vilosidades coriónicas durante a gravidez pode ser difícil. É importante lembrar que não tem de fazer o exame, caso não o queira. Só deverá fazê-lo se, em conjunto com o seu parceiro, se considerar importante a informação que o teste lhe poderá dar e estiver disposta a correr os riscos.

O que é coriônicas?

O que é coriônicas?

Estas são algumas questões que deverá considerar antes de tomar a decisão de fazer uma biopsia das vilosidades coriónicas. Poderá também consultar o artigo Perguntas mais frequentes sobre os testes genéticos, com uma lista de perguntas que eventualmente poderá querer fazer ao seu médico e que foi elaborado por pessoas que passaram por uma experiência semelhante.

(A) Vilosidade primária composta de tecido citotrofoblástico sobreposto ao sinciciotrofoblasto. (B) Vilosidade secundária formada quando o mesoderma extraembrionário subjacente (em parte proveniente do mesoderma do alantoide) penetra na vilosidade primária.

Se o resultado mostrar que o bebé tem uma doença genética, o médico irá explicar-lhe o que isso significa e como o bebé poderá ser afetado. Irá também discutir consigo se a doença tem cura ou que tratamentos estão disponíveis, quais são as suas opções e a possibilidade de interromper a gravidez, se assim o decidir.

A biopsia das vilosidades coriónicas é fiável?

No início as Vilosidades Coriônicas se formam ao redor de todo o embrião. Após a 8ª semana persistem sómente as adjacentes à Decídua Basal ⇒ Córion Viloso. As vilosidades adjacentes à Decídua Capsular regridem, porque se tornam comprimidas e seu suprimento sanguíneo é reduzido ⇒ Córion Liso.

Como o exame é feito sem anestesia, sentirá o que está acontecer à semelhança de um exame ginecológico de rotina. Pode sentir algum desconforto, semelhante a uma dor menstrual.

A Biópsia de Vilosidades Coriônicas, também conhecido pela sigla BVC, é um exame que detecta algumas patologias no feto, incluindo a ocorrência de determinadas doenças genéticas familiares e defeitos na combinação dos cromossomos, as chamadas cromossomopatias.

Avise-me

Avise-me

Durante a gravidez, o útero da mulher abriga e protege o feto em desenvolvimento durante aproximadamente nove meses. Dentro do útero, o feto está rodeado por uma bolsa denominada membrana coriônica. Células especiais se estendem dessa membrana até a placenta; essas células são denominadas vilosidades coriônicas. As células das vilosidades coriônicas têm a mesma composição genética que o feto em desenvolvimento e podem ser analisadas para identificar anomalias genéticas e cromossômicas. Esse procedimento é denominado biópsia das vilosidades coriônicas, ou simplesmente BVC.

Neste método, é inserido um par de fórceps através do colo do útero. A sensação é semelhante à de quando realiza um esfregaço para um Papanicolau. Os fórceps são guiados até ao local da recolha da amostra com a ajuda de uma ecografia. A amostra é retirada com os fórceps ou um fino cateter de aspiração. A amostra é depois enviada para o laboratório para ser testada.

Amniocentese e cordocentese estão entre os principais exames disponíveis para confirmar com segurança o diagnóstico de algumas doenças de malformação fetal. Anormalidades morfológicas podem resultar de processos irregulares de desenvolvimento ou de heranças genéticas (paternas ou maternas).

Quando chegam os resultados do exame?

Numa a duas gestações em cada 100 ocorre um aborto espontâneo, não sendo certo porque acontece. Como existe este risco de aborto, os prós e os contras da realização do exame devem ser cuidadosamente analisadas com o médico.

As vilosidades coriónicas fazem parte da placenta, órgão que se desenvolve durante a gravidez e que serve de suporte de vida ao bebé. Se houver suspeita de anomalias genéticas fetais, pode ser-lhe proposta a realização da biopsia das vilosidades coriónicas para estudo dos genes e cromossomas.

O que é vilosidade primária?

Algumas mulheres que realizam o teste podem ter uma ligeira perda de sangue (manchar a roupa) e dores tipo menstruais, o que é normal. No entanto, se tiver um sangramento maior, deve avisar o seu médico. Não deve ter relações sexuais até parar a hemorragia.

Deverá discutir com o seu médico a precisão do teste genético específico que realizar, uma vez a eficácia dos exames varia consoante o tipo de teste genético ou cromossómico. Muito ocasionalmente, o teste pode não ser bem-sucedido, sendo necessário repeti-lo.

O exame consiste em retirar uma pequeníssima amostra das vilosidades da placenta, que contêm os mesmos genes e cromossomas do feto. O procedimento demora entre 15 a 20 minutos. Preferencialmente, deverá ir acompanhada, para ter algum apoio durante e depois do teste.

E se o resultado do teste mostrar que o bebé tem um problema genético?

As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.

O exame consiste da análise das chamadas vilosidades coriônicas ou vilo corial, que são pequenas projeções encontradas na placenta. As células do vilo corial possuem o mesmo material genético das células do bebê, por este motivo através da análise genética deste material é possível identificar as doenças genéticas pesquisadas.

A placenta pode estar situada em vários locais dentro do útero. Portanto, uma ultrassonografia é realizada para localizar a placenta e determinar a melhor abordagem para o procedimento. Uma seguida, o cateter é guiado através da vagina e do colo do útero até a placenta. Uma pequena amostra da placenta é removida delicadamente por meio de sucção pelo cateter. As células coriônicas são enviadas para um laboratório para exame, e os resultados finais do exame geralmente são liberados no prazo de uma a duas semanas.

O que é uma vilosidade?

substantivo feminino Estado ou qualidade de viloso. [Anatomia] Cada uma das pequenas rugosidades ou saliências que cobrem certas superfícies: vilosidades intestinais.

O que são vilosidades Coriônicas e como elas se formam?

As Vilosidades Coriônicas são projeções formadas através das proliferações do trofoblasto, e possuem capilares, crescem rapidamente e auxilia na troca de nutrientes entre a circulação embrionária e materna. Forma-se nesta época, uma placenta primária, além da cavidade amniótica e do saco vitelino.

Qual o perigo do exame das vilosidades Coriônicas?

Quais são os riscos da biopsia das vilosidades coriónicas? Existe o risco de 1 a 2 mulheres em cada 100 ter um abortamento espontâneo (1-2%), após realizar este procedimento. Não se sabe ao certo porque acontece. No entanto, 98-99 em cada 100 gravidezes (98-99%) prosseguem normalmente.

Qual o valor do exame de amniocentese?

Preço do Exame O custo da amniocentese no particular, incluindo a avaliação laboratorial e o procedimento médico, varia desde mil até mais de dois mil reais, podendo ser mais caro se realizado no 3º trimestre da gravidez.

Quais são os riscos da amniocentese?

Alguns dos riscos e complicações que podem ser relacionadas com a amniocentese são:

  • Cólicas;
  • Sangramento vaginal;
  • Infecção uterina, que pode ser transmitida para o bebê;
  • Traumas no bebê;
  • Indução do trabalho de parto precoce;

Como é feita a coleta do líquido amniótico?

A amniocentese é um exame invasivo que consiste na colheita de líquido amniótico (líquido que se encontra à volta do feto). Para tal, é usada uma agulha fina que é introduzida através da parede abdominal e do útero.

Quais as etapas de análise do líquido amniótico?

No exame, o médico usa a ultrassonografia para determinar a posição do bebê. Ele então introduzirá uma agulha longa pela pele da barriga, podendo aplicar uma anestesia tópica no local. A agulha é guiada pelo ultrassom, para não encostar no bebê, e através dela o médico retira uma amostra do líquido amniótico.

O que pode ser detectado na amniocentese?

A amniocentese é um procedimento obstétrico que consiste na coleta de líquido amniótico para fins diagnósticos. A sua indicação mais habitual é para o rastreio de doenças genéticas do feto, como a síndrome de Down, ou de má-formações do tubo neural, como anencefalia ou espinha bífida.

Como é o líquido que sai quando estoura a bolsa?

Quando a bolsa estoura, há liberação de um líquido transparente o amarelo claro e sem odor, cuja liberação não é possível controlar e pode sair em muita ou pouca quantidade de forma constante.

Qual a cor do líquido quando a bolsa estoura?

O líquido amniótico tem cor clara, quase transparente, e cheiro de água sanitária. Em alguns casos, porém, o rompimento se dá sutilmente, gotejando aos poucos.