O valor do serviço voluntário deve basear-se nos valores dos salários de mercado. Deve-se evidenciar a operação em todas as demonstrações contábeis: balanço patrimonial, DRE e Demonstração do Valor adicionado. Com relação às notas explicativas, no ítem 27 da ITG 2002, explica todas as informações necessárias.
A contabilização dos serviços voluntários Essa ITG é resultante de uma interpretação da legislação, de forma que a garantir que contabilidade registre a efetiva movimentação no patrimônio de uma entidade, registrando atos e fatos de natureza econômico-financeira.
3) O valor do superávit ou déficit do exercício deve ser registrado na conta Superávit ou Déficit do Exercício enquanto não aprovado pela assembléia dos associados e após a sua aprovação, deve ser transferido para a conta Patrimônio Social.
O superávit provém tanto do excesso de arrecadação, quanto da economia orçamentária. ... É a diferença entre a despesa orçamentária realizada e a despesa orçamentária fixada. É a diferença negativa entre estas duas despesas. Já o déficit provém exatamente do contrário do superávit: da arrecadação a menor que o previsto.