Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal; Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.
Se você não dispõe de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau, uma opção é colocar o bacalhau em postas em baixo de um fio de água corrente durante 12 horas. Se o tamanho das postas for menor, o tempo de dessalgue é mais rápido. Você também pode levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água.
Dicas para dessalgar o Bacalhau de maneira mais prática
O leite é conhecido pela sua eficácia para dessalgar o bacalhau rapidamente. A maneira mais simples de tirar o sal do bacalhau rápido com leite é deixar as postas de molho no leite frio por 2 a 3 a horas antes do preparo.
Troque a água de 6 em 6 horas, ou de 3 em 3 horas, se as postas forem muito grandes. Deixe submerso com a pele para cima por 24 horas antes do preparo. Dica: se você esqueceu de dessalgar o bacalhau, pode usar o método da água fervente. Não é muito indicado, já que seu peixe pode ficar um pouco seco.
3 – Para o bacalhau ficar mais gostoso e úmido quando ele estiver dessalgado deixe de molho no leite, assim a carne vai ficar mais úmida e gostosa.
Sabe cozer o bacalhau como um chef?
Caso não tenham tempo, deitem-no na panela mesmo congelado. Durante a cozedura, não deixem ferver a água. Ponham o lume no mínimo durante cerca de 10 minutos e depois apaguem-no e deixem ficar mais 5 minutos tapado. Se a água ferver, o bacalhau vai perder todo o colagénio e fica fibroso.
- a outra dica é na hora de aferventar. Não se deve deixar o bacalhau fervendo, ele fica borrachudo. Se for só aferventar e jogar a água fora, deixe a água ferver, coloque o bacalhau e deixe por cinco minutos com o fogo aceso, depois desligue e deixe descansando na água quente por 10 minutos.
1. Para aferventar: Mergulhe o alimento numa panela grande de água fervente (o ideal é usar um escorredor de metal). Deixe levantar fervura de novo. Tire da água e deixe escorrer.
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
3 meses
Fazer perder o sal ou o sabor salgado.
Os tipos de bacalhau
“Há quatro tipos de peixe com que é feito o bacalhau: o saithe, o zarbo, o ling e o cod, que é subdividido nas categorias macrocephalus e gadus morhua”, diz.
Recebe a denominação tradicional e comercial de Bacalhau do Porto quando supera os 3,5 quilos. ... O Saithe (Pollachius virens) tem sabor mais forte e preço mais baixo se comparado ao verdadeiro bacalhau . O Ling (Molva molva) tem o corpo mais alongado e estreito que os demais, a carne é mais clara e permite um bom corte.
Segundo a legislação brasileira, o bacalhau só pode ser produzido com três espécies de peixe: o Gadus morhua, conhecido como o legítimo bacalhau do Porto; o Gadus macrocephalus e o Gadus ogac.
Gadus morhua
Peixes que podem ser considerados bacalhau
O bacalhau deve estar bem escovado, limpo, sem manchas escuras, fendas e manchas de sangue. Não deve estar com aparência úmida e pegajosa. Ele deve está coberto por sal e não por um pó fino amarelo, branco ou cinzento. Todas essas características significam que ele foi mal manuseado, conservado e transportado.
Gadus morhua