O modelo atual do átomo é uma variação do modelo de Bohr, porém exclui-se a ideia de "camadas" e passa-se a utilizar os orbitais, lugares onde provavelmente pode-se encontrar um elétron e dependendo de quantos subníveis há determinado átomo sua estrutura muda, hoje em dia o núcleo também não é só prótons e nêutrons, ...
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Núcleo: região mais densa do átomo e comporta prótons e nêutrons; Não pare agora...
Resposta. Átomo significa "aquilo que não pode ser cortado, indivisível." ... Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6.
A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. ...
Etimologicamente, a palavra átomo deriva do Grego atomos que significa indivisível. Demócrito (um filósofo grego) acreditava que todo tipo de matéria fosse formado por diminutas partículas que denominou átomos (sem divisão). ...
Significado de Autônomo substantivo masculino Aquele que trabalha por conta própria.
No ano de 1898, a ideia de que o átomo é indivisível foi contestada por J.J. Thomson. A partir de uma experiência com tubos de raios catódicos, ele percebeu a existência de partículas subatômicas negativas que, posteriormente, seriam denominadas como elétrons.
A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.
A primeira teoria atômica foi criada pelo químico John Dalton, mas ele se baseou em hipóteses criadas por Leucipo de Mileto e Demócrito de Dera.
Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos.
Elas teriam se formado no início do universo, quando o cosmos tinha apenas 500 milhões de anos, daí a importância de encontrar evidências de que elas, de fato, existiram.
Segundo eles, nosso Universo começou entre 13 a 14 bilhões de anos atrás a partir de uma “explosão” cósmica. Segundo está teoria, toda a matéria e energia estavam concentradas em um único ponto de densidade inconcebível, e sofreu uma violenta explosão, dando origem a tudo o que existe hoje no espaço e no tempo.
As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.
Para se determinar a idade do universo é medida a abundância do rênio-187 (Re187), que decai no ósmio-187 (Os187) com uma meia-vida de 40 bilhões de anos.
As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.
Nossa Galáxia tem a forma aproximada de um disco chato que recebe o nome de Disco Galáctico, com uma região central protuberante mais ou menos esférica. ... O diâmetro da Galáxia é da ordem de 100 mil anos-luz e sua espessura de cerca de 15 mil anos-luz.
Colisões de galáxia vizinha com a Via Láctea podem ter formado o Sistema Solar. Parece que a formação do Sistema Solar e o surgimento de vida na Terra podem ser o resultado da influência de uma galáxia chamada Sagitário sobre a nossa Via Láctea.
A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte....
O Sol é responsável pela vida na Terra e, provavelmente, também será responsável pelo seu fim. Já foi adorado como uma divindade e, hoje, é tema de estudos científicos avançados. Conheça mais sobre a nossa estrela.
Mércurio
Na astronomia, o termo “zona habitável” é usado para definir a região de um sistema estelar em que as condições permitem, em teoria, a existência da vida. O conceito é simples: para que um mundo possa sustentar a vida como a conhecemos, ele precisa de água líquida e temperaturas adequadas, entre outros fatores.
Lista