O famoso ponto al dente é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se ainda estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.
O jeito certo é colocar o macarrão na água fervente e mexer de vez em quando para que ele fique soltinho, bem cozido e possa absorver o sabor do molho depois. Não coloque água fria depois de o macarrão estar cozido: muitas pessoas colocam água fria para parar o cozimento do macarrão, mas isso é muito errado.
Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água, ela irá demorar mais tempo para voltar a ferver, logo, o macarrão ficará mais tempo em água não-fervente, o que a deixará grudenta. Além disso, com pouca água, você terá mais amido do macarrão na água, o que também ajudará para que ela fique grudenta.
Escorra o macarrão e enxágue-o bastante com água fria para parar o processo de cozimento. Regue o macarrão com duas colheres de óleo ou azeite para cada quilo de massa. Transfira a massa para um recipiente ou saco plástico com fecho hermético. Armazene na geladeira até o momento de uso.
Ingredientes
Massas longas Para calcular a quantidade ideal (100 gramas para cada um), divida o pacote de 500 gramas em 5 porções. Você também pode usar os medidores de macarrão com buracos para calcular, que são vendidos em lojas de utilidades domésticas.
E as massas longas como espaguete? Bom esse é até simples, basta comprar um medidor de massa, nele tem buracos com a quantidade de porção, é facilmente encontrado em lojas de utilidades domesticas, ou também você pode dividir o pacote em 5 porções, calculando 100g por pessoa que da uma porção bastante generosa.
Para descobrir o quanto de macarrão preparar na quantidade certa para não faltar ou sobrar, faça o cálculo de 80g a 100g de massa antes de cozinhar para cada convidado.
Para o molho você deve calcular entre a metade e 2/3 do peso da massa (seca), ou seja, de 500g a 750g por quilo de massa. Lembre-se que massas menores ou aquelas perfuradas (como o penne) absorvem mais molho, já um espaguete precisa de muito menos molho.
FatSecret Mobile Web requer JavaScript....Quantidades comuns.
Meça esse tipo de massa utilizando xícaras medidoras ou uma balança de cozinha. Sessenta gramas de macarrão espaguete equivalem a 1 1/4 xícara. Ao contrário das massas comuns, os macarrões de ovos têm a mesma medida quando cozidos.
- O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). A quantidade a ser consumida sugerida é de um prato raso, com um ou no máximo dois pegadores de massa o que equivale a 200 g de macarrão cozido - finaliza Tereza.
111 calorias
314 calorias
Uma xícara de macarrão integral cozido tem apenas 139 calorias, menos que uma xícara de arroz integral cozido, que tem 173 calorias.
Um prato fundo (200g de macarrão cozido) com molho de tomate ao sugo fornece 274 calorias. O molho branco é um vilão das dietas, pois pode fazer as calorias do macarrão quase que dobrarem, sobretudo nas receitas que levam creme de leite e manteiga.
785 calorias
Receita de macarrão com carne moída, 212,74 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Receita de Prato Macarrão com salsicha, 703,87 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
E de cada 100g de salsicha, somente 55g são de carne (o restante é amido, soja, temperos e outros aditivos). Embora tenha pouco carboidrato (1,5 g por unidade) e uma boa quantidade de proteínas (8,5 g), uma salsicha de 50 g chega a conter 13 g de gorduras e 714 mg de sódio.
Receita de Salsicha ao molho, 147,07 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo.