Entre as doenças que exigem alguma forma de isolamento estão hepatite B, hepatite C, tuberculose, sarampo e varicela.
Com base neste conceito definem Isolamento como "a separação de pessoas ou animais infectados, durante o período de transmissibilidade da doença, em lugar e condições que previnam ou limitem a transmissão direta ou indireta do agente infeccioso a indivíduos suscetíveis ou que o possam transmitir a outros".
Precaução por aerossóis Exemplos de doenças com transmissão por aerossol são tuberculose, sarampo e varicela. Pacientes em precaução por aerossóis devem permanecer em leitos de isolamento respiratório com filtros HEPA, que devem ficar ligados continuamente, e pressão negativa.
Isolamento - crianças e adultos com rubéola pós-natal devem ser afastados de atividades habituais durante o período de transmissibilidade. Gestantes suscetíveis devem ser afastadas do contato com casos e comunicantes, durante o período de transmissibilidade e incubação da doença.
Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.
A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento.