Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).
As frentes de ar são um dos principais fatores que alteram o clima de um determinado continente ou região. ... Quando uma massa de ar quente prevalece e faz com que uma massa de ar frio recue, formam-se as frentes quentes, que geralmente possuem elevadas temperaturas e bastante umidade.
As massas de ar que serão ilustradas atingem a América do Sul e consequentemente do Brasil, são elas: Massa Equatorial Continental (MEC), Massa Equatorial Atlântica - Marítima (MEA), Massa Tropical Continental (MTC), Massa Tropical Atlântica – Marítima (MTA) e Massa Polar Atlântica – Marítima (MPA).
qual a alternativa que não descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro? ... e) no brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que 92% de seu território está na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.
O planeta tem divisões de continentes e cada continente pode ser chamado de "massa continental". (áfrica,antartida, oceania, america, etc...) Essa divisão é consequência do "pângea", que é o movimento das placas tectonicas devido ao núcleo da terra.
Nesse sentido, áreas contínuas que, em tese, deveriam formar um único continente (Europa + Ásia = Eurásia) formam dois por divisões puramente políticas. Por essa razão, os continentes da Terra são: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.