Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.
Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio em que habitam. A palavra Ecologia vem do grego: eco é igual a oikos e significa casa, e logia quer dizer estudo. Assim, Ecologia é o estudo dos ambientes que existem na natureza.
O que são fatores abióticos? Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota.
Os fatores bióticos tratam - se de seres que possuem vida, já por sua vez os fatores abióticos tratam - se fatores que não possuem vida. Dessa forma, os fatores biótico são amplamente estudados da biologia, como exemplos pode - se citar: plantas, animais , dentre outros fatores bióticos.
Em ecologia, factores ecológicos são elementos do ambiente que influenciam organismos vivos.
São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a água, a composição do solo, a pressão e outros.
Resposta. Resposta: A resistência ambiental é a oposição que o meio oferece ao pleno desenvolvimento de uma determinada população. É a diferença entre o potencial biótico de uma população e o seu crescimento real no meio.
Resposta. A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.
Fator limitante (ou recurso limitante) é a designação dada ao parâmetro ambiental (biótico ou abiótico) que efetivamente controla o crescimento de uma população num determinado biótopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por essa, via o tamanho e a distribuição da população a que o organismo ...
Quando existir algum fator que limite a capacidade produtiva, surge então uma nova abordagem, o da Margem de Contribuição pelo fator limitante. Sob este aspecto, o produto mais rentável é o que apresentar maior Margem de Contribuição pelo fator de limitação da produção.
Uma série de variáveis internas ou externas , pode afetar o fluxo operacional de uma empresa, impondo restrições para a produção e venda dos produtos. ... Quando essas restrições afetam o volume de vendas a ser produzido ou vendido devem ser incorporadas a um modelo.
“Se não houver limitação na capacidade produtiva, deve-se fabricar o produto com maior Margem de Contribuição por Unidade, mas, se existir restrição de capacidade, nos interessa o produto com maior Margem de Contribuição pelo Fator Limitante de capacidade”.
Assinale a alternativa correta: Quando há limitação na capacidade produtiva, é interessante fabricar o produto que apresenta a maior Margem de Contribuição por unidade: ( ) Do total. ( ) Do recurso limitado em quantidade.
É importante analisar a margem de contribuição não na forma de valor unitário por produto, mas como fator limitante da capacidade produtiva. ... No caso de não existir limitação na capacidade produtiva, o produto mais rentável será o que apresentar maior margem de contribuição por unidade.
Quando não há limitação na capacidade produtiva, mais lucrativo é o produto que apresenta margem de contribuição por unidade:a) Menor.
A margem de contribuição é calculada da seguinte maneira: receita bruta obtida pela venda de produtos ou serviços menos os custos e despesas variáveis. O resultado é quanto está disponível para custos fixos — ou estruturais — e, portanto, para o lucro. ... Assim, sua margem de contribuição é de 13 mil.
Como calcular a margem de contribuição Ou seja, cada camiseta possui uma margem de contribuição unitária de R$ 23,50. Para saber o percentual da margem de contribuição, basta dividir o valor calculado pelo preço de venda da camiseta e multiplicar por 100. Nesse exemplo, a margem de contribuição da camiseta é de 47%.
Custos Fixos e Custos variáveis: exemplo Se a indústria produzir 500 peças por mês, o custo ficará o seguinte: Custo total = R$ 5.