Orientações para Coleta de Escarro
O teste tradicional, da baciloscopia de escarro, precisa de 24 horas para apresentar o resultado, enquanto o Genexpert fica pronto em apenas duas horas e apresenta precisão de 92,5% na sensibilidade do diagnóstico e 99%, na especificidade; enquanto a baciloscopia de escarro necessita de 60 dias para analisar a cultura ...
Se a demora para o envio ao laboratório for no máximo de sete dias, as amostras de escarro deverão ser mantidas refrigeradas entre 2ºC e 8ºC em geladeira exclusiva para armazenar material contaminado. Nunca colocar a requisição de exame juntamente com o pote dentro do isopor.
Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.
Para pacientes portadores de tuberculose realizar simples atividades como uma caminhada rápida ao ar livre irá ajudar nesse processo. Normalmente pessoas com a tuberculose inativa podem continuar com as atividade físicas usuais, somente os que apresentam a forma ativa devem começar aos poucos, sempre com o aval médico.
Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.
A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.
Tuberculose pleural: atinge a pleura – membrana que recobre o pulmão –, provocando sintomas como falta de ar e dor geralmente unilateral. Tuberculose ganglionar: pode ser periférica ou profunda e afeta principalmente os linfonodos da região do pescoço, que podem inchar e formar pus.