Para entender como determinar esse número quântico, temos de realizar uma representação gráfica dos elétrons em orbitais. Isso é feito geralmente indicando um orbital por um quadrado. Por exemplo, o subnível s só possui um orbital, pois ele tem só uma forma em relação a qualquer orientação espacial, que é esférica.
Os Números quânticos se definem como códigos matemáticos associados à quantidade de energia do elétron. Através desses números podemos caracterizar um átomo.
Os números quânticos são uma forma de definir a localização dos elétrons, parte essencial na composição do átomo. Partindo da mecânica quântica, linha de estudo com foco em entender as energias ligadas a esses elétrons, os números quânticos são divididos em quatro.
Na física atômica, o número quântico de spin é um número quântico que pode assumir apenas dois valores: -1/2 ou +1/2, indicando as orientações que o vetor spin de uma partícula pode assumir.
Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Quando um elétron salta para uma camada mais interna ele libera energia. ...
Analisando essa distribuição eletrônica, observamos que o nível mais distante nesse átomo é o 5o, no qual temos a presença dos subníveis s e p, contendo, respectivamente, 2 e 6 elétrons. O átomo de xenônio, portanto, possui oito elétrons na sua camada de valência.