Todo o conteúdo da Flo Health segue os padrões editoriais fundamentais de rigor médico, credibilidade dos dados e informações atualizadas. Para entender como asseguramos a credibilidade das informações sobre saúde e estilo de vida, confira os nossos princípios de revisão de conteúdo.
Algumas vezes, também é possível verificar se o hímen foi rompido utilizando um espelho, podendo ser notada a ausência de uma membrana na abertura da vagina em caso de rompimento.
Nas culturas conservadoras, acredita-se que o hímen representa a virgindade enquanto ele não estiver “rompido”. Uma moça deve mantê-lo intacto até o casamento. Se uma mulher não for virgem na sua noite de núpcias, ela trará vergonha e desonra à sua família.
Neste artigo do umCOMO respondemos a esta e outras questões, lembrando o que é hímen, para que serve e os tipos que existem, tendo em conta as características que pode apresentar.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O hímen não pode, portanto, ser uma indicação real de virgindade: em algumas mulheres, mesmo a penetração não o rompe completamente. Do mesmo modo, o sangramento não é uma regra.
No entanto, o tamanho normal do diâmetro do hímen não está claramente determinado: alguns estudos sugerem que um diâmetro superior a 4 mm é muito grande e um sinal de abuso sexual infantil. Outros sugerem que esse diâmetro pode ser de 8 mm na ausência de qualquer violência sexual.
As concepções de virgindade carregam muitos mal-entendidos. Embora as jovens saibam sobre a menstruação, muitas desconhecem que o hímen é naturalmente aberto para a saída dela.
Às vezes, o hímen é rompido durante as relações sexuais… Mas alguns hímens são elásticos, o que torna possível ter relações sexuais vaginais sem lesões nessa membrana. Ao mesmo tempo, ele pode ser rompido acidentalmente com o uso de absorventes internos ou por exercícios físicos intensos.
No entanto, o hímen de uma mulher está, na maioria dos casos, apenas parcialmente fechado e não é necessariamente a penetração que irá alargar o seu orifício. Ele NÃO é, portanto, um indicador de virgindade.
Esse desconhecimento da estrutura do hímen pode, portanto, conduzir à violência e aos chamados “crimes em nome da honra”. E, falando nisso, nunca é demais lembrar que, no nosso país, o Supremo Tribunal Federal oficialmente baniu de vez a narrativa de crimes em nome da honra: trata-se de crimes hediondos, julgados com todo o rigor da lei.
Caso deseje usar absorvente interno, o melhor é consultar o ginecologista e receber dele a indicação do absorvente interno mais adequado para você ou mesmo a contraindicação, dependendo das características do seu hímen.
Além disso, ele não possui mais células nervosas e também não há qualquer vestígio de elementos musculares ou glandulares. Como ele não é vascularizado, é pouco provável que sangre muito, mesmo que seja rompido.
Como indicamos, o hímen geralmente rompe com as primeiras relações sexuais que envolvem penetração, mas não é a única causa possível. A ruptura também pode ocorrer acidentalmente, especialmente ao praticar esportes como andar de bicicleta ou a cavalo, ou ao inserir um tampão. Quando ele é rompido, os tecidos do hímen não se regeneram naturalmente, embora seja possível reconstruí-lo com técnicas cirúrgicas específicas.
Essas técnicas são o que se chama de himenoplastia e consistem no reparo ou reconstrução da fina membrana que recobre a entrada da vagina, fazendo-se, para isso, os cortes necessários na área rompida e procedendo-se à sutura posterior. Geralmente, são razões pessoais, religiosas ou culturais que podem fazer uma mulher sentir que essa reconstrução do hímen é necessária.
Embora não seja visível a olho nu, faz parte da genitália externa feminina. Especificamente, é na vulva onde se encontra o hímen, fechando parcialmente, a partir desse local, o canal externo da vagina.
Além disso, atividades como andar de bicicleta, praticar ginástica e fazer exercícios físicos intensos também podem fazer com que a pele do hímen se enfraqueça, provocando o seu rompimento em algum momento.
Por outro lado, na realidade, a virgindade é mais um estado psicológico do que um resultado físico de um hímen intacto, já que alguns hímens são suficientemente elásticos para permitir a penetração sem que eles se rompam.