As origens do folk O termo “folk” vem de “folk lore”, significando “folclore”, ou “conhecimento do povo” em inglês. A música folk se origina com as canções populares dos camponeses, passadas de geração em geração através da tradição oral. Cada país possui suas canções populares, que refletem sua cultura.
Esta expressão surgiu no século XIX, provinda do termo 'folk lore', música gerada pelo saber popular. Este estilo musical era claramente assumido por uma civilização pré-industrial, à margem da produção cultural em marcha nas grandes cidades.
Folk Rock é harmonia vocal com guitarra (Led Zeppelin), piano (Leonard Cohen), às vezes botam até gaita (Bob Dylan); Indie Folk é basicamente Indie Rock "É enraizado em gêneros mais antigos, como o rock alternativo, o pós-punk e o new wave.
Alinhada a poesia, que surgiu de certo modo pelo desconhecimento da grafia musical dos trovadores, a poesia é herança de algo que era cantado e se perdeu, a canção é um estilo composicional de extremo lirismo. E é parte de um contexto que alinha melodia e versos.
O sertanejo contemporâneo é resultado de uma mistura que tem origem em séculos passados, quando se iniciaram as representações da cultura caipira no país, mas marcada profundamente pela pasteurização e pelas referências diversas incorporadas nas últimas décadas, que formataram o gênero que reina absoluto nas paradas ...
Mas que o Hip-Hop e o R&B têm tomado seu lugar de influência, isso é um fato. Os estilos ultrapassaram o clássico rock'n'roll como o gênero musical mais ouvido nos Estados Unidos pela primeira vez em 2017, de acordo com o relatório da empresa especializada Nielsen Music.
Pisadinha
Choro, Samba, MPB, Sertanejo, Forró. Esses são alguns dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país e que se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira.
Confira, a seguir:
Hoje em dia então, o Hip Hop se encontra como o estilo musical mais reproduzido em todo o mundo. O Hip Hop é um estilo de música considerado também muito marcante no início da deca de 90, e no Brasil, sua variação é chamada de funk.
Os estilos musicais preferidos pelos jovens foram: forró (m = 5,24, dp = 2,09) e dance/ música eletrônica (m = 5,14, dp = 2,09).
Pesquisa do IBOPE mostra que mais ricos preferem rock e MPB, enquanto classes C, D e E escutam funk e gospel. ... A lista ainda tem MPB (47%), samba/pagode (44%), forró (31%), música eletrônica (29%), gospel (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%).
O Spotify partilhou a lista dos artistas mais escutados na plataforma, ao longo do ano de 2020. No topo da tabela está o artista porto-riquenho Bad Bunny, que ultrapassou os 8,2 mil milhões de streams no Spotify, batendo a forte concorrência de nomes como Drake, J Balvin, Juice WRLD e The Weeknd.
Os 10 gêneros musicais mais ridículos, de acordo com lista do "NME"
Então confira a lista completa com os 20 tops, contabilizados nestes últimos 12 meses:
Estilos
Sertanejo e Funk são os gêneros mais ouvidos no Brasil em 2020.
As dez canções mais bem posicionadas, segundo a publicação:
Ritmos mais tocados em cada região do Brasil
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Existem 22 estilos musicais.
Alguns dos gêneros musicais populares que se originaram no país são o Samba, o Choro, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira. Há diversos tipos de música brasileira: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk Carioca, Gospel, Lambada, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e o Xote.
Constituída de apenas 3 estados brasileiros, a Região Sul concentra muitos habitantes de colônias alemãs, italianas, ucranianas e polonesas, que influenciam diretamente nos principais ritmos dos habitantes da região sul. Entre os principais estão: fandango, vanerão, milonga, chula e o chamamé.
Confira abaixo uma lista com os principais estilos e ritmos musicais do Sul do Brasil.
Ritmos Gaúchos Quanto ao fandango antigo no Rio Grande do Sul as mais populares são: anu, balaio, queromana, tatu e tirana. No fandango atual são executados preferencialmente os seguintes ritmos do folclore vigente: marchas, vaneras, vanerões, xotes, milongas, rancheiras, polcas, valsas, chamamés e bugios.
Com os diferentes tipos de povos que passaram pelo país, os ritmos brasileiros representam uma mescla de culturas e histórias que formaram as tradições brasileiras. As principais danças do Brasil são: samba de gafieira, forró, lambada, xaxado, funk e tecnobrega.
A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da Região Centro-Oeste. Além dela, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.