O percentual de modulação e o índice de modulação são o mesmo para o AM e FM pois ambos expressam uma porcentagem. O percentual de modulação em FM é definido como o desvio em freqüência da portadora ( δ ) dividido pelo máximo desvio em frequência da portadora, expresso como porcentagem.
O sinal modulante é o próprio sinal que se deseja transmitir, mas, que devido a suas caraterísticas de baixa frequência, deve ser superposto a uma onda portadora de frequência mais alta de tal forma que possa se propagar através dos meios físicos de transmissão.
A modulação em frequência (FM) transmite a informação através da variação da frequência instantânea da portadora. Como vimos, na modulação AM a frequência era mantida fixa e a amplitude variava conforme o sinal a ser enviado, já na modulação FM a amplitude é mantida fixa e a frequência é alterada.
Devido a portadora senoidal ter três parâmetros : Amplitude, Freqüência e Fase, existem três formas básicas de modulação : Modulação em Amplitude ( AM ), modulação em freqüência ( FM ) e modulação em fase ( PM Phase Modulation ).
Modulação: O mais recente de arquitetura e notícia Como já explicamos em um artigo publicado anteriormente, o conceito da modulação na arquitetura se traduz na adaptação de um projeto a um módulo definido, seja a partir de uma medida específica utilizada como base ou das dimensões de determinado material construtivo.
➢ Existem diferentes tipos de modulações digitais: ➢ ASK - Modulação em Amplitude; ➢ FSK - Modulação em Frequência; ➢ PSK - Modulação em Fase; ➢ DPSK - Modulação em Fase Diferencial; ➢ QAM - Modulação em Amplitude e fase. ➢ É uma das modulações mais simples.
Também denominada modulação discreta ou codificada. Utilizada em casos em que se está interessado em transmitir uma forma de onda ou mensagem, que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um código.
A modulação QAM pode ser: 4 QAM, 16 QAM, 32 QAM, 64 QAM, 128 QAM, 256 QAM, 512 QAM, 1024 QAM, 2048 QAM, 4096 QAM ou mais densas. No Brasil é utilizado a modulação QAM 256 pela NET, nas transmissões de sinal digital para TV, internet 4G e conexões via radio-satélite.
Neste tipo de modulação, a característica da onda portadora que vai variar é a fase, deixando a amplitude e a freqüência constantes. ... Esta modulação também é conhecida como BPSK (Binary Phase Shift Keying).
As técnicas de modulação para sinais analógicas mais utilizadas são a Modulação em Amplitude - AM, Modulação em Freqüência - FM e Modulação em Fase - PM.
A este nível, a codificação refere-se ao modo como os sinais são introduzidos no meio físico de transmissão e ao formato como eles são transmitidos nesse meio físico. ... A modulação é efectuada no momento da emissão dos sinais e a demodulação no momento da sua recepção.
Feedback da resposta: Resposta: B Comentário: a modulação é o processo em que uma onda portadora é alterada segundo as características de um sinal que precisa ser transmitido a um destino. Na modulação, o sinal elétrico da informação modifica, pelo menos, um parâmetro da onda portadora: amplitude, frequência ou fase.
Feedback da resposta: Resposta: C • Pergunta 3 0 em 0 pontos Qual das alternativas a seguir não se configura como uma vantagem da comunicação via satélite? Resposta Selecionada: c. Usuários com as mesmas possibilidades de acesso.
Pergunta 4 0,25 em 0,25 pontos Qual das seguintes características não se refere a um sinal analógico? Resposta Selecionada: d. Largura do pulso.
Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. ... Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.