O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde para verificação do estado nutricional, calculado a partir da seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)2.
65+
Como calcular IMC A forma mais fácil de calcular o IMC é resolver primeiro o que está entre parênteses: ( Altura X Altura ) e após dividir pelo peso. Exemplo: Calcular IMC feminino ou masculino de 20 a 59 anos de idade; 1,70 de altura; peso 70kg.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Segundo Nahas (1999), a obesidade pode ser definida como um IMC (Índice de Massa Corporal – peso/altura2) igual ou superior a 30, aceita-se que o peso ideal ou de menor risco para a saúde corresponde a um IMC de 20 a 25, e até 27 para pessoas idosas. Esse índice deve ser usado para adultos.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Veja os graus de obesidade: sobrepeso (IMC 25 a 29,9), obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9), moderada (classe 2 - IMC 35 a 39,9) e grave ou mórbida (classe 3 - IMC ≥ 40).
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
Tabela do IMC
Os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:
O IMC (Índice de Massa Corporal), normalmente é uma medida usada para estabelecer se a pessoa está numa faixa de peso normal, ou se está com sobrepeso, obesidade e até baixo peso. Estar abaixo do peso, por sua vez, é uma condição em que a pessoa pesa menos do que é considerado adequado para aquela altura, idade e sexo.
Estar abaixo do peso ideal pode ser mais perigoso à saúde do que a obesidade, independentemente de outros fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e drogas ou doenças terminais.
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: NÃO PARE AGORA...