O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.
O m2 de reboco com chapisco, fica entre RS 25 a RS 30 reais s/ a montagem de andaimes, Agora com a montagem vária de RS 35 a RS 45 reais dependendo sempre da quantidade de metragem a ser realizada!
Jogue com a colher de pedreiro na direo da parede e segure a peneira na posio vertical (reta), formando uma camada fina e uniforme sobre a parede. Rendimento: aproximadamente 30 m2 por saco de cimento de 50 kg. Um saco de cimento de 50 kg rende aproximadamente 2 latas de 18 litros.
O chapisco é realizado com o traço de 1:3 de cimento Portland e areia grossa em volume (podendo conter aditivos para implementar a aderência, ou com função impermeabilizante).
O chapisco convencional é preparado com cimento e areia no traço de 1:3. Essa proporção torna a superfície mais áspera e porosa. Deve ser lançado por uma colher de pedreiro na alvenaria umedecida em camadas de 5 ou 6 mm de espessura. O tempo de cura é três dias.
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
O seguinte passo para tirar o chapisco de uma parede, é alisar a parede. Neste caso, utilizaremos aguaplast, que aplicaremos por toda a parede com a ajuda de uma espátula larga. Estenderemos esta mistura por toda a parede e retiraremos com uma espátula diferente o aguaplast em excesso. Deixamos secar por algumas horas.
Com a colher de pedreiro, pegue o chapisco do balde e lance contra a parede fazendo um movimento diagonal de cima para baixo, usando toda a massa da colher na parede, mas atenção: a espessura da camada de chapisco deve ter entre 3 mm e 5 mm. A própria colher de pedreiro não encosta na parede em momento algum.
O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa. Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.
Para que o trabalho gere o resultado esperado, as paredes devem ser preparadas com a aplicação de três camadas de argamassa: chapisco, emboço e reboco. “O chapisco é aplicado com pequena espessura, da ordem de 5 ou 6mm.
Seu tempo de cura é de no mínimo 7 dias. O Reboco ou Massa fina é a camada fina que prepara a parede para receber pintura e pode ser substituído por massa corrida. Tem uma espessura média de 5 milímetros. O traço normalmente de 6:1, é uma massa bem mais fina que o emboço, e seu tempo de cura são de 25 dias.
PASSO A PASSO PARA REVESTIMENTO ARGAMASSADO DE PAREDE
Como calcular os materiais de construção? Você pode fazer a argamassa na obra com cimento, areia, cal hidratada, aditivo e água, ou comprar uma argamassa pronta. Mas em ambos os casos você deve calcular primeiro o volume da argamassa necessário multiplicando a altura x comprimento da parede x espessura da argamassa.
O reboco é calculado por m3 considere que uma parede deve receber até 1,5 cm de massa. Se você tem uma área de 30 metros linear de parede por 2,80 metros de altura: 30 X 2,22 X 0,015 = 1 m³ de reboco. Z = Com um saco de 50 kg de cimento você enche 2 latas de 18 litros.
30 a 60 m²
Resposta de Leonel Levando em conta o traço de 1:1:9 e a espessura de 2 cm ou 0,002, esta espessura e adequada para ambos ambientes externo e interno. sendo o peso especifico da areia fina 1500 Kg/m³. Através dos parâmetros estabelecidos temos: 40 m² por m³ de areia fina.
O preço médio a ser investido no reboco das paredes gira em torno de R$ 45,00/m² considerando os gastos com a mão de obra e materiais.
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
Para preparar a massa fina é fácil! Basta despejar a Massa Fina, da Argamassas MM, em uma masseira apropriada e estanque. Adicione 4 litros de água para cada saco com 20 kg. Bata e rebata a massa até ela ficar homogênea e deixe descansar por um período de 48 horas.
VEDALIT é um aditivo concentrado que proporciona ótima trabalhabilidade a argamassas e rebocos. Agrega uma série de vantagens às argamassas: maior aderência, coesão, ausência de fissuras e menor exsudação. ... Argamassas preparadas com VEDALIT não precisam ser curtidas.
Sikanol® Alvenaria é compatível com todos os tipos de cimento; Em locais com pouca ventilação ou em reservatórios de água onde não é permitida a utilização da cal, o Sikanol® Alvenaria é a solução ideal para argamassas de reboco, podendo inclusive receber pinturas impermeáveis.