Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Assim, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas. Além disso, há a questão estética. Fica muito esquisito um plafon pequeno “perdido” no meio de um teto enorme. Se a sua sala mede 3m x 4m = 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40 cm, sua luminária deverá medir 40 cm.
Melhor plafon para quarto Além de decorar, quando se fala em plafon para quarto, deve-se levar em consideração a iluminação. A recomendação é que nos quartos utilize os plafons com luz indireta, porque eles trazem mais conforto proporcionado um espaço mais aconchegante.
Use cores claras nas paredes, pois é uma ótima maneira de aproveitar a iluminação, seja artificial ou natural. Pode-se inclusive combinar duas cores, como branco para a parte superior das paredes e um tom mais escuro para a base.
8 dicas e ideias de iluminação para banheiro