Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.
A luz que uma lâmpada irradia, relacionada à superfície à qual incide, define uma nova grandeza luminotécnica denominada de Iluminamento, nível de iluminação ou Iluminância. ... Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro.
É a medição da quantidade de emissão de luz, que passa através ou é refletida em uma determinada superfície em um certo ângulo.
[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de temperatura termodinâmica (símbolo: K) equivalente a 1/273, 16 de temperatura termodinâmica do ponto tríplice de água.
Em síntese, o fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada para determinada direção, a intensidade é quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa para determinada direção. A intensidade luminosa é a concentração de luz específica na mesma direção e é medida em cada segundo.
É um sensor integrador, absorve a luz durante um período de tempo predeterminado. É capaz de medir quantidades pequenas e grandes de luz alternando o tempo de integração.
Medida de fluxo e incidência luminosa Assim como podemos medir o nível sonoro em decibéis, podemos medir o fluxo luminoso de uma lâmpada. ... O índice de rendimento luminoso, que é medido em lm/W (se lê lumens por Watt), indica o quão eficiente uma lâmpada pode ser.
A medida que a Latitude aumenta, a incidência de raios solares passa a aquecer a superfície terrestre com menos intensidade, resultando em diferentes paisagens.
Aproximadamente 30% da radiação entrante se reflete sem mudança na amplitude de onda. Cerca de 47% é absorvida pela atmosfera e pela superfície terrestre, provoca um aumento de temperatura e, em seguida, irradia-se novamente para o espaço.
A eficiência de um painel solar é basicamente a porcentagem de energia da luz do sol que o painel solar converte em energia elétrica por m2. Ou seja, um painel solar com eficiência de 16.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda.