A Área do Trapézio A base maior é representada pela letra “B”, a base menor é representada pela letra “b”. A altura da figura é representada pela letra “h” . Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.
onde mE é a Mediana de Euler e b e b′ são as bases maior e menor, respectivamente, do trapézio. Ao traçarmos as duas diagonais do trapézio, estas cortam a base média nos pontos P e Q. A Mediana de Euler é o segmento ¯PQ.
Mediana do trapézio Conhecida como mediana de Euler do trapézio (Me), trata-se do segmento de reta formado pela ligação entre os pontos médios das duas diagonais do trapézio.
A área do trapézio mede o valor da superfície dessa figura plana formada por quatro lados. O trapézio é um quadrilátero que possui dois lados e duas bases paralelas, sendo que uma é maior e outra menor. O trapézio é considerado um quadrilátero notável, de forma que a soma de seus ângulos internos corresponde a 360°.
Base média do trapézio O valor da base média é igual à semi-soma das bases do trapézio, isto é, , onde “B” é a medida do comprimento da base maior e “b” é a medida do comprimento da base menor do trapézio.
Propriedade : Dado um triângulo qualquer, a base média com extremos nos pontos médios de dois lados desse triângulo é paralela ao terceiro lado e a sua medida é igual à metade da medida desse terceiro lado.
A medida da base média de um trapézio é obtida calculando a média aritmética entre as medidas da base menor e da base maior. Se a média aritmética é igual à razão entre a soma dos valores e a quantidade de valores, então devemos somar as medidas das duas bases e dividir o resultado por dois. m = 16,5 centímetros.