Teste do relógio Pede-se ao paciente que desenhe o mostrador de um relógio com os ponteiros indicando uma determinada hora. A sensibilidade é maior que 86% e a especificidade superior a 96% quando esse teste é comparado a outros instrumentos.
O teste do Desenho do Relógio (TDR) pode funcionar como um “teste de triagem” para o início de uma investigação sobre doença neuro-degenerativa. Atualmente, este teste é o segundo mais utilizado para o rastreio de demências.
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer
Resumo da notícia. Apesar de apenas 10% de todos os casos de Alzheimer serem considerados geneticamente determinados, pessoas com histórico familiar da doença têm risco mais alto de desenvolver a demência.
Como prevenir o Alzheimer? Mesmo que a cura pareça distante, a doença de Alzheimer pode ser evitada ou retardada. Isso vai depender bastante da adoção de bons hábitos, como ter uma alimentação saudável, não fumar e reduzir o estresse.
10 alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer
É possível prevenir o Alzheimer
A deficiência da Vitamina D no organismo pode duplicar o risco de demência a longo prazo. A queda na cognição, consequentemente da memória, é um dos primeiros sintomas relacionados ao Alzheimer.
O tratamento para o Alzheimer é feito para controlar os sintomas e retardar o agravamento da degeneração cerebral provocada pela doença e inclui o uso de remédios, como Donepezila, Rivastigmina ou Memantina, por exemplo, indicados pelo geriatra, neurologista ou psiquiatra.
O Alzheimer é um tipo demência que, embora ainda não tenha cura, o uso de remédios como Rivastigmina, Galantamina ou Donepezila, junto com terapias estimulantes, como terapia ocupacional, podem ajudar a controlar os sintomas e a retardar a sua progressão, evitando o agravamento das complicações cerebrais e melhorando a ...
Doença degenerativa cerebral e progressiva, o Alzheimer não tem cura, mas tem tratamento e, desde os primeiros sinais, é fundamental o carinho dos familiares para com o doente. Além do portador do Alzheimer, seu cuidador (ou cuidadora) também merece atenção.
Sim, Alzheimer mata em seus estágio avançados. Sendo uma doença neuro degenerativa, ela mata as células do cérebro e com os passar dos anos e décadas afeta os sistemas neuronais responsáveis pelos reflexos naturais que nos mantêm vivos, tais como engolir, tossir e respirar.
A perda de memória é uma das principais características da doença. Com o passar do tempo, o idoso esquece acontecimentos importantes da sua vida e de pessoas próximas. Às vezes, não se recorda da morte de algum parente e pergunta sobre ele normalmente, como se ainda estivesse vivo.