Passo a passo de como elaborar um programa de treinamento
O treinamento técnico está voltado para a produtividade, à qualidade de produção e/ou serviços. Já o treinamento comportamental é para que o indivíduo possa se expressar com maturidade e vencer as adversidades no relacionamento interpessoal.
O treinamento técnico é um tipo de treinamento focado em desenvolver as competências técnicas do colaborador, para que atividades específicas sejam executadas com mais qualidade e eficiência. Como por exemplo: aprender a manusear um software.
Não é difícil entender o que é treinamento operacional. Treinamento de equipe operacional trata-se de um atécnica de capacitação que deve incluir aulas teóricas e práticas, para que seus colaboradores possam operar suas tarefas da melhor forma possível.
Com o objetivo de aprimorar e alinhar a conduta dos colaboradores de uma empresa ou indústria, o treinamento comportamental se destaca pelo desenvolvimento baseado na gestão de hábitos pertinentes aos resultados esperados.
Como desenvolver competências e habilidades profissionais?
Competências Comportamentais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho. ... Assim, ele consegue encaixar cada colaborador na função mais promissora e adequada às suas competências.
Alguns exemplos de habilidades: trabalho em equipe, liderança, escuta, empatia, tomada de decisão, entre outras”, define o texto. ... A própria pesquisa aponta que existem muitas outras habilidades comportamentais que podem ser desenvolvidas e que terão impacto positivo na carreira, como empatia e liderança.
As competências técnicas e comportamentais se referem aos diferentes atributos que uma pessoa tem, os quais se dão em vista de conhecimentos prévios, habilidades, atitudes e etc.
A avaliação de comportamento pode ser feita por meio de um checklist, por exemplo. Após terminar uma tarefa, o colaborador preenche um checklist. Pode ser com respostas objetivas, escalas – de 0 a 10, por exemplo, – ou subjetivas. Varia de acordo com o objetivo da empresa.