Como acontece a apropriaço cultural? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A apropriação cultural ocorre quando uma cultura adota elementos específicos de outra cultura. Estes podem ser ideias, símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos, formas ou aspectos comportamentais que, uma vez removidos dos seus contextos culturais originais, podem assumir significados muito divergentes.
O que é apropriação simbolica?
O autor considera que a apropriação, material ou simbólica, de um objeto é ao mesmo tempo alienação ao sistema que o produziu e a afirmação da identidade e da liberdade individuais. Em outras palavras, o indivíduo estrutura e é estruturado pelo sistema sociocultural do qual participa.
O que significa empréstimo cultural?
Entende-se por empréstimos culturais os que decorrem não do contacto de populações de línguas distintas, em um mesmo território, mas provenientes de contactos “a maior ou menor distância, sempre na base de um intercâmbio cultural” (Câmara Jr., 1975, p. 200). Estão nesse caso os empréstimos franco-provençais.
O que é a diversidade cultural?
A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.
O que é processo de apropriação?
Para Sansot (1996), a "apropriação" é toda a prática pela qual o homem deixa sua marca. Tal conceito está relacionado à "identidade de lugar" " "place identity" (Proshansky, 1976) e sempre abrange a produção da subjetividade, processo no qual a auto-estima tem lugar relevante.
Quais as formas de apropriação na arte moderna contemporânea?
Na arte moderna e contemporânea, a apropriação seria a incorporação à sua obra de elementos que inicialmente, em “tese”, seriam “estranhos” à mesma. Imagens, objetos do cotidiano, conceitos, textos, partes ou até mesmo obras inteiras de outros criadores consagrados.
O que significa a palavra Ready-made?
O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
O que é assimilação para a sociologia?
Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região.
O que é a diversidade?
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
O que é a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
O objetivo da declaração é apresentar os princípios adotados sobre a diversidade cultural. ... A declaração busca incentivar uma diversidade cultural que seja acessível a todos, que “garanta a livre circulação das ideias” e que permita as culturas liberdade de expressão e a possibilidade de se fazerem conhecidas.