Veja a seguir como lidar e manter o convívio em casa com uma pessoa com demência:
Escolha palavras simples e sentenças curtas. Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença.
Esquizofrenia e Alzheimer. A primeira é uma doença mental, a forma mais comum de demência. A outra é uma psicopatologia com caráter degenerativo.
O estudo, publicado na revista científica "Molecular Psychiatry", do grupo editorial "Nature Publishing Group", constata a existência de uma determinada combinação de genes ligados à esquizofrenia que protegem seu portador de sofrer do Alzheimer mais grave: o Alzheimer com psicose.
Segundo novos estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suécia, um simples exame de sangue pode medir uma proteína chamada p-tau217, e prever a doença até 20 anos antes. Além disso, o exame pode detectar o Alzheimer ainda no estágio inicial.
De acordo com pesquisas , em média, as pessoas com Parkinson podem esperar viver quase tanto quanto aquelas que não têm o transtorno. Embora a doença em si não seja fatal, são as complicações relacionadas que podem reduzir a expectativa de vida em 1 a 2 anos.