1. Abrir qualquer software. Se quiser abrir qualquer tipo de software usando o terminal, basta digitar o nome do programa e apertar a tecla “Enter” do seu teclado. Se quiser abrir o navegador Mozilla Firefox, por exemplo, basta digitar “firefox” (sem as aspas) dentro do terminal e apertar o “Enter” em seguida.
Parece que seu problema não está na "senha sudo" (até porque a senha usada no sudo é a mesma senha do seu usuário), e sim de que seu usuário não está inserido no arquivo "sudoers". Para que seja capaz de rodar comandos usando sudo, é preciso editar o arquivo. Execute os passos a seguir usando o terminal.
Para adicionar um usuário a lista de sudoers, basta seguir os passos abaixo:
use o comando "visudo" para editar o arquivo "/etc/sudoers". Mas uma dica: várias distros vem pre-habilitadas para autorizar o grupo "adm" a usar o sudo para todos os comandos. Então, bastaria vc adicionar o usuário autorizado ao grupo "adm", pra ele ganhar o acesso ao sudo.
Seria uma espécie de falha de segurança se você pudesse se adicionar /etc/sudoers sem ter acesso ao sudo ou root. Basicamente, qualquer um poderia se enraizar. Basicamente, você precisa pedir aos administradores dessa máquina para adicionar você ou instalar o pacote para você, de acordo com as políticas do site.
Procedimento
Para instalar o pacote SUDO no Debian 9.X Stretch basta abrir um terminal e executar os seguintes comandos:
Para adicionar um novo usuário no CentOS, use o comando adduser, substituindo o “novo_usuário” pelo nome de usuário desejado.
Primeiramente, você deverá entrar como usuário root. Em seguida, copie os comandos abaixo:
Como executar um arquivo . run ou . bin no Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian, em qualquer distribuição Linux via interface gráfica!