Esclarece que, em pelo menos dois pontos, o existencialismo difere dessas correntes: primeiro porque não é criação de nenhum líder isolado, tendo se desenvolvido, espontaneamente, em diversas partes da Europa; em segundo lugar, a psicoterapia existencial não se propõe a fazer acréscimo ou revisão da Psicanálise, mas se ...
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p.
Para Ler a Fenomenologia do Espírito ISBN Dimensão 14, 0 x 21, 0, 216 pág. Sinopse: Este roteiro foi elaborado com finalidade didática. O único caminho para entender um filósofo como Hegel é a leitura meditada de sua obra.
“A consciência-de-si é em si e para si quando e porque é em si e para si uma Outra; quer dizer, só é como algo reconhecido” (HEGEL, 1988, p. ... A consciência é aquela que conhece o mundo, e analisando esta etapa podemos notar que ela se divide em três momentos que são sucessivos: certeza sensível, percepção e intelecto.
Pessoas que descrevem a si mesmas como plenamente alertas e atentas ao momento presente têm emoções mais estáveis e maior controle sobre o próprio humor e o comportamento.
As expressões "si mesmo" e "si próprio" são redundantes? ... Portanto, é perfeitamente lícito dizer “Ela feriu a si mesma”, “Eles enganaram a si próprios”, “Sempre exige muito de si próprio”. O pronome “si” é usado sempre com preposição, exceto com a preposição “com”, nesse caso, usa-se o pronome “consigo”.