Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. ... Quando uma célula animal é colocada em uma solução hipotônica, observa-se um aumento da entrada de água na célula por osmose.
Se uma célula for colocada em uma solução hipertônica, haverá um fluxo resultante de água para fora da célula, e a célula perderá volume. ... Uma solução será hipertônica a uma célula se sua concentração de soluto for maior que aquela dentro da célula, e os solutos não puderem atravessar a membrana.
Osmolaridade mede a concentração de solutos por unidade de volume de solução, independente da membrana semipermeável. ... Os solutos que podem cruzar livremente a membrana semipermeável não exercem pressão osmótica, logo entram no cálculo da Concentração Osmolar (Osmolaridade), mas não da Tonicidade.
O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.