Tem artigo antes de sua? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Diante dos pronomes possessivos que acompanhem substantivos, o uso do artigo é facultativo, ou seja, tanto pode ser usado quando não. Observe os seguintes exemplos: – Gosto de sua irmã. / Gosto da sua irmã. Ambas estão certas, pois o pronome possessivo sua acompanha o substantivoirmã.
Quando usar artigo antes de pronome possessivo?
Note-se que, se é facultativo na maior parte dos casos, o artigo definido é obrigatório quando vem antes de um pronome possessivo de valor substantivo, ou seja, aquele que substitui um substantivo já mencionado: “Por falar em namorada, onde anda a sua?”.
Quando é obrigatório o uso do artigo?
O artigo definido só é obrigatório se o pronome possessivo estiver “sozinho” (substituindo um substantivo anteriormente citado): “Sua estratégia é melhor que a minha (estratégia)”. 4a) Antes das horas, o uso do artigo definido é obrigatório: “Trabalhamos das 8h às 20h”. A ausência do artigo altera o sentido.
Pode ter crase antes de pronome possessivo?
* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.
Quando omitir o artigo definido?
Omite-se o artigo definido a) antes dos pronomes de tratamento: Engana-se Vossa Senhoria, disse o rapaz. b) entre o pronome cujo e o substantivo imediato: Há animais cujo pêlo é liso (e não cujo o pêlo é liso).
Quando usar OEA?
O, a, os, as funcionarão como sujeito acusativo quando houver um dos seguintes verbos acompanhado de outro verbo no gerúndio ou no infinitivo: fazer, mandar, ver, deixar, sentir ou ouvir. Quando isso ocorrer, não se pode usar ele, ela, eles, elas, seja com ou sem a preposição a, entre os verbos.
Quando usar artigo antes de substantivo?
a) É facultativo o uso do artigo antes de possessivo que acompanha um substantivo: meu carro, o meu carro; sua casa, a sua casa; prejudicar nossa viagem, prejudicar a nossa viagem. Para muitos autores, com a omissão do artigo a frase ganha em leveza.
Pode usar artigo antes de nome próprio?
No Brasil, na linguagem oral, informal, o emprego do artigo antes de antropônimo ("nome próprio de pessoa") varia de região para região. ... O nome próprio vem sempre sem o artigo definido, tanto na linguagem informal quanto na formal. No Nordeste, o carro é "de Paulo", "de Sílvia" etc.
Quando se deve usar os artigos?
Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Quando não se usa o artigo indefinido?
Quando NÃO usar o Artigo Indefinido - When NOT to use the Indefinite Article. Não são empregados "A" ou o "An" quando temos: 1) Substantivos no Plural - "A" e "An" NÃO equivalem a UNS nem a UMAS. ... 2) Antes de substantivos incontáveis (embora façamos isso no Português).
Tem crase antes de pronome possessivo?
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Quais pronomes não aceita crase?
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Quando o artigo define o substantivo?
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
O que é artigo exemplos?
Artigo definido (a, o, as, os) O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem. Exemplo 1: Maria Júlia foi à feira e comprou a banana. Perceba que no exemplo 1, o artigo definido especifica que Maria Júlia comprou a banana, e não qualquer fruta.
Quando se usa o lhe ou te?
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.
Quando usar ele?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
Por que o artigo definido foi utilizado antes do nome próprio Hagar?
1) Quando empregado junto a nomes próprios, o artigo definido estabelece um sentido de proximidade. Nesse caso, seu uso é facultativo. Exemplo: A Maria talvez viaje nas férias.
Em que casos o artigo definido pode ser usado?
O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem. Exemplo 1: Maria Júlia foi à feira e comprou a banana. Perceba que no exemplo 1, o artigo definido especifica que Maria Júlia comprou a banana, e não qualquer fruta.
Quando eu uso o artigo A?
Em português, os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas. ... Se a palavra começar com (som de) consoante, o artigo que a acompanha é 'a'. Exceções: Em geral, quando a palavra começa com uma consoante, também começa com som de consoante. O mesmo vale para vogal.
Quando não usar o artigo A?
Não são empregados "A" ou o "An" quando temos: 1) Substantivos no Plural - "A" e "An" NÃO equivalem a UNS nem a UMAS. São utilizados somente com substantivos no singular! 2) Antes de substantivos incontáveis (embora façamos isso no Português).