Vejamos quais são esses tipos e o nome dos dentes correspondentes:
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Geralmente, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.
Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.
Os grupos dentais da dentição permanente são os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares. Aqueles que estão completamente presentes na dentição decídua são apenas os incisivos e os caninos, não havendo terceiros molares e pré-molares neste momento.
Nessa idade, quase todos estão presentes, com exceção dos terceiros molares, os conhecidos sisos, que vão surgir posteriormente, entre os 16 e 20 anos de idade. Para perceber melhor os dentes permanentes, basta observar as pontas dos dentes incisivos, superiores e inferiores.
As pessoas acham que o dente de leite não possui raiz, mas tem. Então com a queda do dente de leite, o permanente já está com sua coroa totalmente formada, não há mais o saco dentário, e a raiz vai terminando a sua formação, através do estímulo da mastigação.
Estrutura anatômicas comuns atodos os dentes Bossas. São saliências de esmalte que se destacam nas faces dentais. 19. Bossa vestibular Localizada no terço cervical dos dentes anteriores e posteriores.
Analisando-se o dente em um corte vertical, podemos observar a polpa, a dentina e o esmalte. A polpa é uma porção rica em vasos sanguíneos e nervos que é formada por tecido conjuntivo e localiza-se no centro do dente. A dentina apresenta composição semelhante ao osso e envolve a porção da polpa.
O dente é formado por 3 camadas: esmalte, dentina e polpa. Todos nós passamos por duas dentições. A primeira dentição se inicia já por volta dos 6 meses de idade. Ela é formada por 20 dentes, os “dentes de leite”, que começam a cair, naturalmente, a partir dos 6 anos de idade.