Um importante componente da etnomatemática é possibilitar uma visão crítica da realidade, utilizando instrumentos de natureza matemática (D'Ambrosio, 2001a, p. 23).
A etnomatemática é uma abordagem histórico-cultural da disciplina. A Matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social mas também como uma construção histórica e política. ... Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático.
Conceituada por D'Ambrósio (1998) como arte ou técnica de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade dentro de um contexto cultural próprio, a Etnomatemática justifica sua importância nos círculos da educação matemática na medida em que concede real valor aos aspectos culturais das sociedades humanas e ...
Outra forma de desenvolver a prática pedagógica à luz da Etnomatemática é solicitar que os estudantes visitem outros grupos culturais e pesquisem saberes e fazeres que possam ser reconhecidos como matemáticos, trazendo-os para discussão em sala de aula.
Trabalhar a etnomatemática no espaço escolar, segundo D'Ambrósio (2008), é contribuir para que as novas gerações conheçam e reconheçam uma matemática muito mais cultural, ligada ao cotidiano de diversos grupos étnicos.
Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de ...
A Etnomatemática surgiu na década de 1970, a partir de críticas acerca do ensino tradicional de Matemática, que costuma enxergar na Grécia Antiga o berço da ciência e desconsiderar outros saberes. ... Além de promover relações interculturais, a abordagem visa um processo de ensino-aprendizagem mais criativo e plural.
RESPOSTA CORRETA. A Etnomatemática visa à valorização e ao aproveitamento, em sala de aula, da cultura do povo local. Essa metodologia foi proposta por Ubiratan D'Ambrosio em meados da década de 1970. As tendências de modelagem matemática e a resolução de problemas possuem raízes com a própria Matemática.
A etnomatemática é um conceito que engloba as diferentes maneiras de estudar matemática, de maneira a contextualizar a disciplina com as diferentes culturas de cada pessoa. ... Por meio dela, é possível aumentar as técnicas de ensino, permitindo que mais estudantes entendam essa disciplina.
Resposta. Resposta: b) Modelagem matemática. Levando em conta as bases filosóficas, a própria criação de símbolos ou de sistemas de contagem, ou seja, dos primórdios da humanidade, vieram de problemas reais.
Atualmente, podemos considerar como novas tendências em Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, História no Ensino da Matemática, Leitura e Escrita na Matemática, Educação Matemática Crítica e uso de TICs (tecnologias da informação e comunicação).
As Tendências Metodológicas são Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Mídias Tecnológicas, Etnomatemática, História da Matemática e Investigações Matemáticas. ... Já a Modelagem Matemática é uma metodologia cujo objetivo é problematizar as situações do dia a dia.
É papel do professor de Matemática, como educador, propiciar as condições necessárias aos alunos, através de problemas bem formulados. Conforme o nível de compreensão dos alunos, o professor pode ir adequando os problemas, para que os mesmos possam fazer uma leitura interpretativa.
É distinto o papel do professor nas tendências da educação: progressista, não diretiva, tecnicista e progressista libertadora.
A Educação Matemática Crítica propõe um ensino de matemática que objetiva desenvolver a competência democrática, através do desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para que os objetivos propostos pelos PCNs para os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental sejam ...