A arte sofreu uma grande influência das culturas grega, romana e bizantina. Destacam-se a construção de palácios e igrejas. As iluminuras (livros pequenos com muitas ilustrações, com detalhes em dourado) e os relicários (recipientes decorados para guardar relíquias sagradas) também marcaram este período.
A obra levada a cabo pelos Carolíngios durante o império iniciado por Pepino, o Breve, quando eliminou os merovíngios em 751 e foi eleito rei pelos francos, designa-se por "Renascimento Carolíngio", sendo este período caracterizado pela confluência do purismo anglo-saxão, da tradição romana e das técnicas bizantinas.
Resposta: c) Arte extremamente cristã. Explicação: Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma característica da Renascença Carolíngia?
A morte de Carlos Magno aconteceu em 814 e, depois disso, o Império Carolíngio se enfraqueceu. O seu filho, Luís, o Piedoso, governou o reino até 843, mas como não tinha a mesma competência de seu pai, foi enxergado como um rei fraco e que contribuiu para enfraquecer o poder da dinastia carolíngia.
O Tratado de Verdun foi um acordo celebrado entre os descendentes de Carlos Magno no ano de 843, na cidade de Verdun, localizada no nordeste da França, na região de Lorena. Esse documento pôs fim à “Guerra Civil Carolíngia”, dividindo o vasto Império Carolíngio entre seus três netos.
Antecedentes do Tratado de Verdun Após a morte de Carlos Magno, seu único filho, Luís, o Piedoso, herdou todo o Império Carolíngio. Luís teve vários filhos e, embora quisesse que o império continuasse sendo um todo coeso, ele dividiu – e redividiu – o território de modo que cada um pudesse governar seu próprio reino.
Apos a morte de Luis, seus três filhos travaram uma guerra disputando o poder e a sucessão do trono. Enfim em 843 eles se resolveram fazendo a divisão do território Carolíngio, dando origem ao Tratado de Verdun.
O tratado obrigava a Alemanha: *devolver a região da Alsácia-Lorena Para A Franca. *entregar a franca a propriedade absoluta com direito total de exploração das minas de carvão. a alemanha ainda foi proibida de ter aviação militar e canhões pesados.
O Tratado de Verdun, assinado no mês de agosto de 843, foi um dos primeiros tratados que dividiram o Império Carolíngio em três reinos entre os três filhos sobreviventes de Luís, o Piedoso, o filho e sucessor de Carlos Magno.
Após uma guerra civil (840-843), depois da morte do Imperador Luís, o Piedoso, o Império foi dividido em reinos autônomos, com um rei ainda reconhecido como imperador, mas com pouca autoridade fora do seu próprio reino. ... O termo "Império Carolíngio" é uma convenção moderna e não foi utilizado pelos seus contemporâneos.
Em 843, o Tratado de Verdun oficializou a divisão do Império de Carlos Magnos entre seus netos – Carlos, Lotário e Luís. ... O objetivo do imperador e do papa era unificar a Europa sob um império universal e cristão.
Por este tratado o império seria divido em três partes: Carlos, o Calvo, ficou com a França Ocidental; Luís, o Germânico, ficou com a França Oriental (atual Alemanha); e Lotário ficou com a Lotaríngia (porção central do Império formado por Carlos Magno e o norte da atual Itália).
Um missus dominicus (plural: missi dominici), termo latim para "enviado do senhor governante", também conhecido em holandês por Zendgraav (alemão: Sendgraf; lit. ...
Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.
Carlos Magno era um líder forte e um bom administrador. ... Várias reformas ocorreram sob o domínio de Carlos Magno. Ele instituiu muitas reformas econômicas, incluindo o estabelecimento de um novo padrão monetário, princípios contábeis, leis sobre empréstimo de dinheiro e controle governamental de preços.