PROPAGAÇÃO - o gengibre propaga-se por meio de gomos. São pedaços de rizoma com um a dois brotos. Em um mês, as mudas estão prontas para o transplante em local definitivo. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de dez centímetros de terra depois de plantados.
Dispepsia, atonia do estômago, cólicas flatulentas, catarro crônico, rouquidão, bronquite e asma. Para dores reumáticas, traumatismos (principalmente articulares e torcicolos), usar em compressas e/ou fricções. Estimula a digestão, é carminativo.
Como cultivar gengibre dentro de casa, passo a passo: Encha o seu vaso com solo rico em matéria orgânica. Coloque o gengibre no vaso com o botão apontando para cima e regue bem. Coloque o gengibre em um local que permaneça razoavelmente quente e não receba muita luz solar direta. Mantenha o solo úmido.
O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias. Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H.
O gengibre-branco pode ser para combater a tosse, dores na garganta e tem alto poder cicatrizante, porém, não é tão eficaz quanto o gengibre “de supermecado”. Para usar o gengibre-branco e aproveitar das suas propriedades medicinais é correto usar a raiz, que na verdade, o nome correto é rizoma.
7 benefícios do gengibre para a saúde
O Gengibre serve para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
Essa vitamina para o cabelo fortalece os fios e diminui a queda e a quebra, beneficiando o desenvolvimento das madeixas. Além disso, o gengibre também estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo (assim como acontece com o café) e, por isso, é conhecido por acelerar o processo de crescimento capilar.
Adicione 250 ml de água, 1 rodela de gengibre e 2 galhos de alecrim em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Então, acrescente o suco de 1 limão e deixe esfriar. Adicione essa mistura em um borrifador e aplique no couro cabeludo, deixando agir durante 30 minutos.
Uma delas é fazer um suco com o vegetal, mel e azeite. Também aconselham misturar gengibre ralado e uma colher de sopa de óleo de rícino. Depois, as receitas indicam passar essas misturas no couro cabeludo e massageá-lo.
Nesse caso, é a vez do gengibre no cabelo. Para isso, adicione 1 colher de gengibre ralado a 200 ml de shampoo neutro e deixar repousar em um local escuro por 48 horas. Você pode adicionar vitamina A ou óleo de rícino à receita. Se preferir, coe antes de usar.
Misture o gengibre com azeite, óleo de coco ou de rícino O azeite, por exemplo, é muito hidratante e com propriedades antibacterianas, além de combater o frizz e o ressecamento. Mas só use se for extravirgem, ok? O óleo de rícino dá brilho e faz as madeixas crescerem mais fortes e saudáveis.
Para fazer o cabelo crescer mais rápido, você pode misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e usar para lavar os cabelos; em seguida, lave o cabelo com shampoo (de preferência caseiro) normalmente. Isso estimula os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer mais rápido.
Em média, o comprimento do cabelo aumenta dois centímetros e meio por mês, o que significa que demora cerca de um ano para que ele chegue a um comprimento ideal. Esse tempo pode variar muito dependendo do seu tipo de cabelo.