Os Sertões e Canaã, publicados em 1902, marcam o início do período pré-modernista. Os Sertões - Obra dividida em três partes: A terra; o homem; a luta. Os cinco autores que se destacaram nesse período foram: Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto do Anjos, Euclides da Cunha e Graça Aranha.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo. ...
O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...
De acordo com estudiosos, por ter obras com características distintas, o pré-modernismo não pode ser considerado uma escola literária que sucedeu ao simbolismo. Na realidade, esse período (início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922) foi uma transição entre o simbolismo e o modernismo.
No pré modernismo os autores começam a focar mais no regionalismo brasileiro e a dar destaque à sociedade nordestina e seus desafios. A linguagem torna-se menos robusta e mais livre. Os principais autores dessa época foram Graça Aranha, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.