EQST

Que Açes So Recomendadas Para O Controle De Plantas Daninhas?

Que ações são recomendadas para o controle de plantas daninhas?

Além disso, existem alguns manejos eficientes para a prevenção de plantas daninhas resistentes como: rotação de cultura; manejo, rotação e de herbicidas; utilização de cultivares competitivas; pouco espaçamento; uso de cobertura mortal e controle biológico.

Como evitar plantas daninhas?

Ainda é possível se evitar a resistência das plantas daninhas com algumas ações, como:

  1. Rotação de culturas, com rotação de herbicidas.
  2. Utilizar sementes isentas de infestantes resistentes.
  3. Acompanhar as mudanças na flora.
  4. Evitar a reprodução e disseminação inicial de plantas daninhas resistentes.

Como surgiram as plantas daninhas resistentes?

A resistência de plantas daninhas foi primeiramente notificada em 1957 com plantas de Commelina diffusa (trapoeraba) infestantes na cultura da cana-de-açúcar, no Havaí, com o herbicida 2,4D, que tem como mecanismo de ação de mimetizar auxinas.

Quais as causas da resistência em plantas daninhas a herbicidas?

Atualmente, existem quatro mecanismos gerais que podem explicar a resistência a herbicidas, sendo eles a alteração do local de ação do herbicida, amplificação gênica, metabolização do herbicida e compartimentalização do herbicida.

Que fatores favorecem o desenvolvimento de resistência de plantas daninhas a herbicidas?

Alguns dos fatores agronômicos que favorecem a ocorrência e dispersão da resistência são a utilização exclusiva do método químico, a falta de rotação de culturas e de herbicidas, a permanência de escapes e de períodos de pousio, uso de sementes não certificadas e o fluxo de máquinas entre lavouras.

Como se desenvolve a resistência a herbicida em uma espécie de planta daninha?

A resistência de plantas daninhas aos herbicidas ocorre em função de um processo evolutivo. O desenvolvimento de biótipos de plantas daninhas resistentes é imposto pela agricultura moderna, através da pressão de seleção causada pelo uso intensivo dos herbicidas.

Qual a diferença entre tolerância e resistência?

Tolerância é a habilidade que tem um animal para conviver com um patógeno. É uma convivência pacífica. Já a resistência é a habilidade que o animal tem de limitar a carga do patógeno. ... Já o animal resistente é aquele que briga com patógeno, elimina o patógeno, e limita a carga viral do mesmo” explicou a pesquisadora.

O que são variedades resistentes?

A resistência é a capacidade que uma espécie ou variedade tem de reduzir a ação do patógeno. ... Entretanto, tolerância é um conceito econômico: uma variedade tolerante é sempre suscetível e permite a infecção e multiplicação do patógeno. Mas ela produz mais que outras variedades com o mesmo nível de doença.

Como acabar com o mato que cresce na calçada?

O vinagre branco, como em muitas outras áreas domésticas, é um produto natural eficaz contra as ervas daninhas. Deve ser aplicado diretamente nas plantas para eliminá-las dentro de três dias pois atua matando as raízes. No caso de ervas daninhas generalizadas, é aconselhável usar um vaporizador.

Como combater o pulgão da jabuticabeira?

Para repelir o inseto, aplique na fruteira calda de fumo, que pode ser adquirida na forma líquida no varejo especializado ou preparada no local.

Como afastar formigas da jabuticabeira?

Para o controle dos invasores, recomenda-se a raspagem do tronco nos locais afetados, eliminando as colônias. Outra sugestão para o controle de cochonilhas – que podem debilitar as plantas severamente quando em altas infestações – é a utilização de óleo mineral.