A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.
Paulo Freire
O EJA tem como objetivo tentar ou corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, entre outras que geram consequências maiores, como a perigosa marginalização. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. ... Essa proposta favorece a Inclusão econômica, social e política de indivíduos.
Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. ... Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.
9394/96, ao caracterizar a EJA como modalidade de ensino, chama a atenção dos profissionais da escola, sobre o modo "particular", que o trabalho pedagógico, deve ser planejado e executado, visando o alcance das metas idealizadas para essa modalidade de ensino.
Na primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lançada em 2015, chamou atenção a ausência de qualquer formulação referente à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade da Educação Básica. O texto limita-se a informar que determinados eixos e conteúdos se aplicam a crianças, jovens e adultos.
Matrizes curriculares do Ensino Fundamental comum e do Ensino Fundamental no EJA
As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
As DCN/ENF se constituem num instrumento norteador do processo de construção de Projetos Pedagógicos, trazendo como parâmetros: eixo orientador dos conteúdos mínimos para a formação do profissional; flexibilidade na organização do curso; princípio da formação integral; adoção de metodologias ativas; incorporação de ...
Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; ... III - a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Inspirada em princípios da Constituição Federal Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), também chamada Lei 9.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) Ela organiza e regulamenta a estrutura e o funcionamento do sistema educacional – público e privado – em todo o país com base nos princípios e direitos presentes na Constituição Federal.
Todas as leis da Educação
A Constituição Federal garante o direito à educação a todos com o intuito de garantir o pleno desenvolvimento da pessoa. ... A chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.
Quanto à organização do ensino em ciclos, a Lei de Diretrizes e Bases 9.