Isso porque o canal folicular (aquele que leva o pelo do folículo, seu ponto de origem, para fora da pele) fica obstruído com gordura ou queratina (proteína) depois que o pelo é arrancado próximo à raiz. E o fio fica todo enrolado lá dentro, pressionando a pele para fora, gerando inflamação e dor.
A candidíase é a principal causa de coceira na virilha nas mulheres e está normalmente associada a sintomas na região íntima, como coceira na vagina, dor ou ardência durante o contato íntimo, vermelhidão, inchaço na região vulvar e corrimento branco. Apesar de ser mais frequente nas mulheres, a candidíase também pode acontecer nos homens e levar ao surgimento da coceira na virilha.
Desta forma, com o acúmulo de bile no corpo os níveis de bilirrubina, que é um componente da bile, ficam muito aumentados provocando sintomas como pele e olhos amarelados e coceira na pele, que é mais intensa durante a noite e pode ser mais localizada nas solas dos pés e na palma da mão.
Outros exemplos mais raros de alterações da pele, que causam coceira, incluem as dermatites luminar ou bolhosa, além de outras doenças dermatológicas como penfigoide bolhoso, a micose fungoide e o líquen plano, por exemplo. Confira mais detalhes sobre os principais tipos de dermatite.
Outras causas do ressecamento da pele podem incluir uso de alguns medicamentos, como remédios para baixar o colesterol, opioides ou diuréticos, por exemplo, além de situações como desidratação, viver em regiões frias e com baixa umidade, e, até, certas doenças que podem causar alterações na queratinização da pele.
Aplicar uma pedrinha de gelo, para anestesiar e desinchar o local, aliviando a coceira imediatamente; Colocar 1 ou 2 gotinhas de própolis no local exato da picada, para cicatrizar mais rápido e ajudar a aliviar a coceira; Misturar uma colher de chá de argila cosmética com água suficiente para produzir uma pasta e adicionar três gotas de óleo ...
Geralmente, o tratamento consiste na aplicação de produtos com corticoide na sua composição como hidrocortisona ou betametasona, na administração de remédios anti-histamínicos de ação sistêmica como a cetirizina, desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou aplicação de cremes ou pomadas calmantes com calamina ou babosa. Saiba para que serve a babosa e como usá-la.
Alguns problemas no fígado e na vesícula biliar provocam a redução na produção e no fluxo da bile, que é um líquido produzido nestes órgãos responsável pela absorção de gorduras, e isto pode acontecer por obstrução nas vias biliares e nos canais do fígado.
Existem pequenos gestos que podem ajudar a aliviar a coceira na pele, como lavar a área que coça com água fria, colocar uma pedrinha de gelo ou aplicar uma solução calmante, por exemplo. A coceira na pele é um sintoma que pode estar relacionado a uma série de fatores, como picadas de inseto, alergias ou secura da pele, por exemplo, ...
A pele ressecada, chamada de xerose cutânea, é causada, principalmente, pelo uso excessivo de sabonetes, por banhos muito quentes e demorados, ou devido envelhecimento da pele que fica mais fina e perde a capacidade de produzir óleo e reter a hidratação natural, o que pode causar coceira constante, além de outros sintomas como irritação, descamação ou até rachaduras pele. Esse tipo de coceira é mais comum de ocorrer nas pernas, braços ou barriga.
Além disso, a coceira de pele pode não estar relacionada a um problema de saúde sério e sim com a falta de hidratação.
Na presença de coceira no corpo, é importante sempre consultar um dermatologista, ou o clínico geral, para avaliar as características da coceira, o que pode ter causado, o local em que aparecem e se está acompanhada de outros sintomas e, dessa forma, ser diagnosticado e iniciado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com uso de remédios antialérgicos ou uso de cremes hidratantes, por exemplo.
O que fazer: para tratar este problema o ideal é ir ao dermatologista para se certificar de que é uma alergia que provoca a coceira e identificar a sua causa.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz.
O que fazer: o tratamento pode ser feito com shampoos anticaspa, que geralmente contêm antifúngicos, e ingredientes que esfoliam a pele e aceleram a renovação celular, a base de cetoconazol 2%, como é o caso do Nizoral, Medicasp ou Caspacil, por exemplo. Nos casos em que o shampoo não é suficiente para tratar o problema, pode ser necessário recorrer a formulações com corticoides, como por exemplo o Betnovate capilar ou o Diprosalic solução.