por volta de80 a95 DC
É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João". Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João.
Autoria. A autoria da epístola é atribuída, pela tradição cristã, ao apóstolo João. O peso de evidências externas pode favorecer a autoria "joanina", pois existem possíveis alusões a I João nos escritos de Clemente de Roma (em I Clemente), Inácio de Antioquia e Pseudo-Clemente (na sua II Clemente).
João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel, enviado por Deus. "Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo".
João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit. Iōánnēs), foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro do Apocalipse.
Lázaro
A verdade é que João estava, na primeira posição, com a cabeça no colo de Jesus, com a boca à altura do mamilo do seio esquerdo de Jesus, e prestando atenção para a fala de Jesus.
Ele também pode ter sido o “outro discípulo” que, com André, foi um seguidor de João Batista e o ouviu testificar que Jesus era o Cordeiro de Deus (ver João 1:35–40), e é provável que tenha sido o discípulo que acompanhou Pedro depois da prisão de Jesus e que ajudou Pedro a ter acesso à corte do sumo sacerdote (ver ...
Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus de longe até dentro do pátio do Sumo Sacerdote. Esse discípulo era conhecido do Sumo Sacerdote e entrou com Jesus no pátio do Sumo Sacerdote.
Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho".
Pedro
67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos....Pedro (apóstolo)
O Evangelho de Lucas (Lucas 3:23) afirma que Jesus "tinha cerca de trinta anos" na época que começou seu ministério. Uma cronologia de Jesus tipicamente data este evento entre 27 e 29 e o final do ministério entre 30 e 36.
Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?
Neles, João pregava pela contrição e pelo arrependimento para remissão dos pecados e encorajava as esmolas para os pobres (como em Lucas 3:11) conforme ele ia batizando as pessoas na região do rio Jordão, próximo da Pereia, por volta do início do período conhecido como ministério de Jesus.
Ainda, o batismo do Espírito Santo é a assistência, a inspiração dos Espíritos purificados, concedidos pelo Cristo, em nome do Senhor, aos homens, que então as recebem mediunicamente e mesmo se comunicam com aqueles Espíritos nas condições e na proporção dos tipos de mediunidade que lhe são outorgados.
O verdadeiro batismo para Jesus e para a Doutrina Espírita é a restauração interior, a renovação pela prática do Evangelho. Os Espíritos muito nos ensinam sobre a verdadeira comunhão dos cristãos com Jesus Cristo e com Deus, o Pai Celestial.
Espiritismo. A doutrina espírita não segue rituais e não adota o batismo. Segundo o Instituto Chico Xavier, a justiça divina para aqueles que foram caridosos e seguiram a vontade de Deus não está condicionada ao fato de eles terem sido ou não batizados.