Os Temas e os Géneros Artísticos
E os 7 tipos de arte?
A arte é uma forma de expressão humana que existe desde os primórdios. ... Hoje considera-se que existam 11 tipos de arte, são eles: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.
Além da música, cinema, teatro, dança, literatura e escultura, citadas anteriormente, a lista de expressões artísticas também é composta por:
As manifestações artístico-culturais deixaram de ser apenas representações da realidade, para apresentarem ao mundo as características humanas, subjetivas e individuais, por meio do ponto de vista de seus artistas que, com seus estilos diversos, transmitiam as próprias emoções e, com elas, criavam diversos momentos de ...
A Arte se faz presente a todo momento na vida das pessoas, manifestando-se através da música, da dança, do teatro, do cinema, da televisão, enfim em diversas formas de expressão. ... Hoje, as pessoas curtem muito a música e a dança, que são manifestações artísticas mais populares e de fácil acesso.
Exemplos
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Diversidade é a característica predominante do país Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
Os japoneses trouxeram para o Brasil duas religiões, o budismo e o xintoísmo, crenças muito presentes na Terra do Sol Nascente.
A vinda dos imigrantes permitiu a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.
Os japoneses trouxeram para o Brasil frutas, legumes e vegetais que não existiam na culinária brasileira. Criaram cinturões verdes, cultivaram áreas antes consideradas inférteis e provocaram uma mudança dos hábitos alimentares brasileiros.