Em 1789, ele começou a observar que as pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença. O médico extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 4 de maio de 1796.
Entre 1617 e 1619, ocorreu a primeira epidemia de varíola na América do Norte, em Massachusetts. A doença não se interiorizou, permanecendo limitada às grandes cidades (portos da costa leste). Apenas com a Corrida do Ouro, por volta de 1785, a varíola atinge a costa oeste dos Estados Unidos.
O médico, pesquisador e sanitarista Carlos Ribeiro Justiniano Chagas foi o responsável por importantes descobertas no ramo da parasitologia e da saúde pública no Brasil e no mundo. Seus estudos possibilitaram o avanço das práticas de prevenção e combate a doenças como a malária e a gripe espanhola.
Dedicou-se ao estudo das doenças tropicais. Descobriu o protozoário causador da doença de Chagas, ao qual deu o nome Trypanosoma Cruzi.
Depois dos problemas enfrentados com as doenças da época, Oswaldo Cruz realizou uma expedição ao redor do mundo para estabelecer um código sanitário baseado em regras internacionais. Ele também reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do País e, em 1910, ajudou a combater a malária.
Médico
11 de fevereiro de 1917
44 anos (1872–1917)
44 anos (1872–1917)