Grito, exclamação; clamor; queixa.
Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto.
As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.
Ipiranga significa água vermelha ou água barrenta. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio. ... A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.
Nome faz referência à personagem de poema clássico – Moema é uma referência à personagem homônima do poema Caramuru, de Santa Rita Durão. ... Mas a palavra “moema” vem do tupi-guarani e significa literalmente “mentira” e “falsidade”.
"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro. Vamos valorizar nossa história!
Margens Plácidas são duas palavras diferentes, com quase o mesmo significado, tornando-se assim, sinônimo, pois, Margens -> Margem, significa borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo, e Plácidas, significa calmo, ou tranquilo.
um povo heróico. as margens plácidas do Ipiranga. o brado retumbante. ... Neste caso, o sujeito é o termo “as margens plácidas do Ipiranga”, pois foram elas que “ouviram um brado retumbante de um povo heróico”.
Tradicionalmente, o que sabemos sobre o Hino é referente aos autores da letra e da música. A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial.
A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.
No horizonte do Brasil Nós já conhecemos o termo mãe gentil da letra do Hino Nacional, se referindo à nossa terra, o Brasil. Nesses primeiros versos, o escritor diz aos filhos da pátria, os brasileiros, que eles já podem olhar com alegria para seu país, porque a liberdade já chegou.
A primeira letra do Hino Nacional tratava da abdicação de dom Pedro I, em 1831. ... Influenciado por militares e jornalistas, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido — mas só a melodia, sem a letra.
Francisco Manuel da Silva
Hino Oficial da Marinha Brasileira (Cisne Branco)
Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE! BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
(Impávido - sem medo destemido, corajoso) (Colosso - pessoa ou objeto de tamanho muito grande) (c) O correto é “E o teu” e não “Se o teu”.
Brilhante, deslumbrante, esplendoroso.
Muitos brasileiros começam a ter dúvidas desde a primeira estrofe da letra, “ouviram do Ipiranga às margens plácidas um povo heroico o brado retumbante”. Nesse caso, quem ouviu? Dad esclarece que há ordem inversa e personificação: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante do povo heroico.
dia 13 de abril
O Hino Nacional Brasileiro é parte do armorial Brasileiro, juntamente com a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Ambas letra e melodia sofreram algumas alterações na história e a versão oficial em vigor hoje conta com 12 estrofes.
dia 13 de Abril
A oficialização do hino se deu por meio da lei nº 5.