Preparo
O Ficus deve ser cultivado a pleno sol ou no máximo a meia sombra, para que a planta consiga se desenvolver de forma plena e bela. O Ficus é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada nos climas tropical, subtropical e equatorial.
Como cuidar: O Ficus precisa de alta a média luminosidade, preferindo luz direta. Ele tolera baixas luminosidades, mas o crescimento será mais aberto. Ele cresce melhor em umidades do ar medianas (entre 30 a 60%). Deixe a terra secar levemente antes de regar novamente, mas não deixe o solo encharcado constantemente.
Figueira (Ficus retusa, Ficus benjamina) Uma árvore tropical com folhas verdes brilhantes e casca cinza lisa. Ela muitas vezes tem raízes aéreas. A figueira é muito fácil de cuidar e pode se desenvolver muito bem dentro de casa.
O bonsai verdadeiro pode ser reconhecido da seguinte forma: 1) verifique se a arvore está firme no vaso e se as raizes apresentam aparência saudável; 2) as folhas devem estar firmes, e não devem cair ao simples toque, além de não apresentarem vestígios de pragas; 3) vasos plásticos e bandejas indicam a condição de pré- ...
Em relação à produção dos frutos, existem dois tipos de figueiras:
Características morfológicas: Árvore lactescente, de 10-20 m de altura, e de imensa copa, podendo chegar a mais de 20m de diâmetro. tronco dotado de raízes que se desenvolvem acima do solo, junto com o tronco da árvore, chegando a medir 90-180 cm de diâmetro.
A figueira simboliza uma conexão com o sagrado e, por conta disso, aparece em várias religiões e como um elemento de inspiração para muitas civilizações. ... O simbolismo da figueira na Bíblia também faz referência à prosperidade e segurança, pois era uma árvore muito nutricional e econômica nos tempos antigos.
figo
Tudo porque, para ficarem do jeitinho que você conhece, os figos passam por um processo de polinização com vespas, que acabam ficando dentro dele. Isso mesmo! Os figos contêm vespas digeridas mortas, que ficam presas no interior do fruto durante a polinização.
Fruteira ancestral, a figueira leva cerca de um ano para iniciar a produção e seus frutos alcançam bons preços, especialmente de agosto a outubro. A figueira é uma espécie vegetal com muitas referências simbólicas. É a primeira planta descrita na Bíblia - Adão vestiu suas folhas ao descobrir que estava nu.
Mas você sabia que a figueira primeiro produz o fruto e depois é que nascem as suas folhas? Ou seja, mesmo fora de época uma figueira com folhas traz a promessa de conter frutos!
Sob este ponto de vista, a árvore seria uma metáfora para a nação judaica, que teria uma aparência externa grandiosa (as folhas), mas não estava mais produzindo nada para a glória de Deus (a falta de frutos). ... Como esta não produziu, era um sinal de que ela não iria produzir fruto nenhum naquele ano.
Não sendo época de frutos, Jesus não encontram nada além de folhar na figueira. Mas, talvez para espanto dos discípulos e do leitor de Marcos, Jesus amaldiçoa a figueira, como se rogasse uma praga, para que ninguém jamais comesse frutos daquela árvore.
A Bíblia não contém qualquer ensino claro sobre preservação ambiental. Pelo contrário, prega o fim do mundo, a destruição completa do nosso planeta com a instalação do Reino de Jesus – o filho assunto ao lugar do Pai. Mas também alerta para a condenação de quem não dá bom fruto. ...
Todo cristão foi chamado para dar frutos, e frutos que permaneçam. Ou seja, frutifique, mas continue frutificando! Neste estudo bíblico veremos na Bíblia como ser um cristão que dá bons frutos para Deus e que frutos são esses.
Apesar de a acerola ser uma planta rústica e muitos acharem ser dispensável a irrigação, se faltar água na fase de crescimento a muda pode não enraizar direito e, no futuro, produzirá mal. Quando a seca é forte, a aceroleira produz poucas raízes, poucas folhas, flores e, claro, poucos frutos.
Evite usar inseticidas na cultura para não prejudicar a ação dos polinizadores. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores.
Produção Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.
FLORES DA ACEROLEIRA CAEM ANTES DA FRUTIFICAÇÃO – Toda Fruta. RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. ... A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.
Como deveria fazer a poda? Na cultura da acerola, a poda drástica pode ser realizada uma vez ao ano e durante o repouso vegetativo (inverno), para reduzir os galhos de maior vigor. É importante que a planta esteja bem nutrida. Tenha cautela na realização do procedimento, para não prejudicar a produção da fruteira.
Até a planta estar bem estabelecida é interessante regá-la todos os dias nos períodos de estiagem. Depois a rega pode ser feita de 2 à 3 vezes por semana. No período chuvoso não é preciso regar. A adubação do canteiro pode ser feita com 10 l de esterco de curral bem curtido.
Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo. Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.
A acerola é uma fruta riquíssima e saborosa. Ideal para sucos refrescantes. E adivinha só? É perfeita para plantar em vasos.
Para o próprio produtor fazer suas mudas, basta coletar frutos inteiros e maduros (cor vermelha por inteiro), despolpa-los, lavar as sementes e depois já pode fazer a semeadura direta no substrato ou no solo de sua preferência, acondicionado em recipiente, seja ele saquinho plástico ou tubete.
Transplante: A troca de terra da Acerola deve ser feita uma vez por ano, ou a cada dois anos, normalmente no princípio da primavera, depois da floração. A terra não pode ter muita matéria orgânica, pois ela acumula muita água. A Acerola gosta de terra calcária.
Firme bem a muda com a ajuda de um pau de vassoura até que esta se enraíze no solo. O transplante da muda deverá ser feito na época de chuvas, a mais adequada, ou então, você deverá regar, abundantemente todos os dias em que não chover.
A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos. "A poda de formação tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa", afirma Dr.
A vida útil de um pomar de acerola é 12 anos, contudo na região Nordeste do Brasil a substituição das plantas tem ocorrido entre 8 e 10 anos (Figura 4). A aceroleira cresce e produz de forma satisfatoria em climas tropical e subtropical.